A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou uma sessão especial na manhã desta quarta-feira, 3, em comemoração dos 13 anos do Banco do Povo. O banco oferece Microcrédito Produtivo Orientado a empreendedores que, por não terem renda fixa, não obteriam financiamento de outros bancos.

A sessão especial foi uma iniciativa do vereador Florisvaldo Bittencourt, líder do Governo na Câmara. Segundo ele, essa foi uma justa homenagem ao Banco do Povo. “Hoje é muito mais do que uma prestação de contas ou de um balanço patrimonial. Queremos homenagear, porque, acima de tudo, o Banco do Povo é um gerador de oportunidades para a cidade de Vitória da Conquista”, explica Florisvaldo.

A instituição, que atende oito cidades, não tem fins lucrativos, seu objetivo é o desenvolvimento social, através do apoio ao trabalho de pequenos produtores que, além do crédito, recebem acompanhamento e orientação.

O presidente do Banco do Povo, Edilberto Amorim, também estava presente no evento e agradeceu pela oportunidade e anunciou a doação, feita pela Prefeitura Municipal, de um terreno na Avenida Brumado, na área do antigo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para construção da sede própria do Banco do Povo. “As ações do Banco do Povo chegaram a mais de sete mil clientes, emprestando quase 40 milhões de reais. Nós queremos ir mais além, queremos que o Banco do Povo possa fazer o seu patamar de forma ainda mais concreta e solidária”, afirma o presidente.

Representando o prefeito Guilherme Menezes, o assessor especial do Gabinete, Gildásio Silveira, também participou da cerimônia e lembrou-se da criação da instituição financeira em 1999. “Este evento nos alegra pelo aniversário e pelo destaque que o Banco do Povo tem na cidade, mas nada disso seria possível se não fosse uma decisão política e pelo apoio da sociedade desde a sua criação”, afirma Gildásio.

Ao final da sessão, a Câmara homenageou a instituição com uma placa comemorativa, entregue ao Banco do Povo, reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido pela instituição.