Realizado pela Embrapa Café, o evento acontecerá de 25 a 28 de novembro no campus da Uesb

Estão em pleno andamento os preparativos para o VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, agendado para ocorrer de 25 a 28 de novembro, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Realizado a cada dois anos pela Embrapa Café, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA), além da própria universidade.

Durante uma reunião de trabalho realizada na tarde desta terça-feira, 23, no Gabinete Civil da Prefeitura, representantes dos órgãos envolvidos discutiram detalhes da organização do Simpósio. Segundo os organizadores, a expectativa é de que compareçam pelo menos 800 pessoas, do Brasil e também de outros países produtores de café, como Colômbia, Costa Rica e alguns países africanos.
Após a conferência de abertura, serão realizadas palestras, oficinas, mesas redondas e minicursos. Haverá ainda espaços para apresentação de trabalhos acadêmicos e visitas técnicas a áreas em que há produção de café. “O objetivo é proporcionar a troca de conhecimentos e experiências da comunidade científica com diversos elos da cadeia do café”, observa Lucas Tadeu Ferreira, que atua na Embrapa Café como gerente de transferência de tecnologia.
A realização do Simpósio na Bahia foi uma das deliberações da edição anterior do evento, realizada há dois anos em Araxá-MG. A decisão deve-se ao fato de o estado da Bahia destacar-se no cenário nacional como o quarto maior produtor de café. Vitória da Conquista foi a cidade selecionada pela Secretaria de Agricultura da Bahia, em conjunto com a EBDA e a Uesb. “A cidade foi escolhida por ser um centro comercial de venda de café”, explica a professora Sandra Elizabeth Souza, do curso de Agronomia da Uesb.
‘Reunião positiva’– O representante da Embrapa Café considerou “altamente positiva” a reunião do dia 23. “Saímos daqui bastante animados. Vamos avançar no projeto tendo certeza de que, em novembro, vamos realizar um excelente evento que vai mudar a cafeicultura aqui no sudoeste da Bahia”, avalia Ferreira.
Para o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, trata-se de algo singular para o município e região. “É um momento muito importante para Vitória da Conquista. O município está inteirado com outros órgãos para dar o maior apoio ao VIII Simpósio, que trará técnicos e especialistas em café até de outros países”, afirma.
Para maiores informações sobre o VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, confira o site do evento: www.simposiocafe.sapc.embrapa.br