Um ano de muitas realizações. De fato, 2024 foi um ano diferente para a população de Vitória da Conquista. Ao longo deste ano, os moradores presenciaram obras nos quatro cantos da cidade, as quais vêm possibilitando melhorias na qualidade de vida de todos.  E para além das intervenções na infraestrutura, o município registrou avanços em diversas outras áreas, como Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural e Serviços Públicos. Os investimentos feitos pela gestão municipal colocaram Conquista no topo da melhor cidade baiana com mais de 100 mil habitantes para se viver. A cidade também é considerada uma das mais seguras do Nordeste e a mais transparente, rendendo ao município o Selo Ouro em Transparência.

Avenida Brumado

Infraestrutura

O setor de infraestrutura foi um dos mais movimentados do município. Por meio do Acelera Conquista, maior programa de investimento na infraestrutura Joia do Sertão, com recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III), a Prefeitura está investindo R$ 160 milhões em obras nos quatro cantos da cidade e também Zona Rural.

Desde o final de 2023 e durante todo o ano de 2024, o Governo Municipal trabalha na revitalização de importantes espaços públicos, a exemplo do Parque da Lagoa das Bateias, área do Cristo de Mário Cravo e Avenida Brumado, construção e reurbanização de praças e quadras, além do “banho de asfalto” em diversos bairros e loteamentos. As obras de macrodrenagem, pavimentação e recapeamento asfáltico prosseguem com a manutenção de diversas vias, por meio da “Operação Tapa-Buraco”, entre outras ações.

Saúde

Outra área que recebeu atenção do Governo Municipal foi a Saúde. Neste ano, entre outras realizações, foram reformadas 17 unidades de saúde, através do Saúde Renovada. Além disso, a caravana Saúde em Todo Lugar realizou mais de 2.500 atendimentos.

O Governo Municipal também levou a Carreta da Saúde para 34 localidades da zonas Urbana e Rural, realizando, de março a novembro, 87.531 atendimentos. A população teve acesso a exames de mamografia, ultrassons, eletrocardiograma e radiografias, além de consultas médicas nas áreas de cardiologia, urologia, mastologia, ginecologia, oftalmologia, clínica geral, entre outras especialidades. A estratégia de atendimento itinerante foi ampliada contando com um posto fixo no Centro Cultural Glauber Rocha e a oferta de ultrassonografias em unidades de saúde.

A Prefeitura também iniciou a construção de outros importantes equipamentos, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h da Zona Oeste, que será de porte III, com estrutura apta a fornecer 350 atendimentos diários. A UPA contará com salas de emergência, imagens, enfermarias, consultórios, sala de coleta, sala de curativos, farmácia, salas de inalação adulto e infantil, sala de isolamento, copa, estrutura administrativa e de serviços. Além disso, a Prefeitura também está construindo a Unidade de Saúde da Família (USF) Régis Pacheco e o Serviço Especializado de Atenção à Mulher e à Infância (Seami).

Educação

E por falar em obras, a Educação não deixou a desejar. Somente em 2024, dez escolas foram totalmente revitalizadas e ampliadas, e uma foi construída, a Escola Municipal Antônia Cavalcanti da Silva, que teve investimento de R$ 5.702.220,34. Também houve avanço na realização da matrícula, que, em 2024, passou a ser totalmente online, finalizando assim as longas filas que os pais faziam nas portas das escolas para matricular os filhos. A inovação garantiu ao município o prêmio “Inovação Tecnológica: Matrículas Online”. Além disso, em 2024, a Prefeitura recebeu o “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, concedido pelo Ministério da Educação.

A Prefeitura, ainda por meio da Smed, promoveu o Festival Paralímpico, contemplando cerca de 200 alunos com deficiência matriculados nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino. Vitória da Conquista foi uma das 121 cidades brasileiras e a única da Bahia a promover o evento, que aconteceu em parceria com a Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Serviços Públicos

As noites em Vitória da Conquista mais parecem dia, graças ao programa Brilha Conquista que modernizou o sistema de iluminação pública com a substituição de todas as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias em LED. Mais economia no consumo de energia e mais visibilidade nas vias e espaços públicos do município. Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, ampliou o serviço de poda de árvores, que passou a ser feito também pela Sesep, no segundo semestre de 2024. Ao todo, cerca de mil árvores já foram podadas em mais de 30 logradouros, como praças, avenidas, canteiros, prédios públicos, bairros e distritos rurais.

Meio Ambiente

O ano de 2024 também foi de avanços quando o assunto é Meio Ambiente. A Prefeitura implantou o Castramóvel, que realiazou mais de 1.000 castrações e 1.200 atendimentos  a cães e gatos de maio a dezembro. O serviço chegou a 23 localidades, na cidade e zona rural, onde cães machos, gatos e gatas foram castrados.

Outra conquista deste ano foi a entrega de mais um equipamento do Parque Municipal Natural do Rio Verruga, a Catedral das Flores. A área construída é de 200 metros quadrados e fica localizada nas proximidades da Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, próximo ao Horto Florestal e ao Orquidário Municipal Zilda Gusmão Pereira, que também integram o Parque Municipal. Com esses equipamentos, a população pode contemplar a natureza e fazer programas em família, a exemplo dos piqueniques que têm sido realizado.

Cultura, Esporte e Lazer

E o investimento na cultura, esporte, lazer e turismo também foi destaque este ano. A Prefeitura realizou e apoiou importantes eventos na cidade. Com a realização do Arraiá da Conquista, além de trazer turistas para a cidade e movimentar a economia, o município bateu recorde de público no Centro Cultural Glauber Rocha, na noite de apresentação do cantor “Nadson, o Ferinha”.

O Governo Municipal realizou ainda a 10ª edição do Festival Suíça Bahiana, o 25º Campeonato Municipal da Zona Rural de Vitória da Conquista, o Conquista Moto Rock, e apoiou eventos como a Marcha para Jesus, que chegou à 18ª edição este ano. E neste final de ano, a Prefeitura manteve a tradição do Natal Conquista de Luz, que, em mais um ano, leva a iluminação natalina não só para a Praça Tancredo Neves, mas também para o Parque Lagoa das Bateias e distritos rurais.

Participação Popular

A integração entre as secretarias foi um ponto forte da gestão municipal. Exemplo disso foi o apoio das demais pastas às ações da Secretaria de Governo, que trouxe para Vitória da Conquista o Governando com as Pessoas, projeto inovador e exitoso. Foi implantado como projeto-piloto no bairro Zabelê e ampliado para todo o município. Em 2024, o programa atendeu seis bairros e três distritos, com 15 obras e serviços escolhidos, por meio de votação on-line, pelos próprios moradores. E o mais importante: a execução foi quase imediata.

Entre as realizações estão a reforma e ampliação das unidades de saúde do Panorama, do Bruno Bacelar, Guarani e Dantelândia, em parceria com a SMS, construção de salão de Velório Municipal, no Panorama,  reforma da praça Migdônio Fonseca, requalificação e ampliação do sistema simplificado da sede de Inhobim, revitalização da Escola Municipal Iara Cairo de Azevedo, em parceria com a Smed, ampliação do transporte coletivo do Guarani e implantação do transporte público em José Gonçalves e São Sebastião.

Assistência Social

No campo da assistência social, o destaque se deu principalmente no cuidado com a infância e a adolescência, que continuou sendo prioridade em 2024. E mais uma vez, Vitória da Conquista foi contemplada com o Selo Unicef, um reconhecimento internacional que destaca os avanços do município na promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentesJá o Complexo de Escuta Protegida,  reconhecido por entidades internacionais e nacionais, é vencedor do Prêmio Prioridade Absoluta entregue pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dos mais de cinco mil e quinhentos municípios brasileiros, Conquista foi primeiro lugar na categoria “Poder Executivo” do eixo “Medidas Protetivas”. O prêmio foi entregue neste mês de dezembro. 

A Prefeitura prestou 214 mil atendimentos na área social, superando os últimos anos, graças à descentralização dos serviços, como o Cadastro Único, e ao programa Suas na Comunidade, voltado para a população da Zona Rural e dos residenciais Minha Casa, Minha Vida. Foram realizadas 42 ações, sendo 28 na Zona Rural e 14 na área Urbana, chegando a mais de 11 mil atendimentos e  cerca de 6.500 pessoas beneficiadas. 

A pasta recebeu investimentos expressivos para melhoria das unidades de assistência social, a exemplo da construção da nova sede do Cras 3, no Pedrinhas, as revitalizações do Cras Vila América e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos das comunidades de Caiçara, Itapirema e Inhobim, a reforma completa e reestruturação do Centro de Convivência Conquista Criança, entre outros.

Na habitação, a Semdes iniciou processos de regularização nos loteamentos Conjunto da Vitória, Alto do Bruno Bacelar, Nova Cap e Vila União, avançou com o Programa Municipal de Habitação do Servidor Público, conhecido como Vila do Servidor, com mais de 2.800 cadastros, e participou da implementação de oito empreendimentos residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida, que somarão 1.676 unidades habitacionais.

Políticas para Mulheres

Nova sede da SMPM

Com pouco mais de um ano de funcionamento, em 2024, a Secretaria Muncipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) mostrou que veio para ficar, promovendo autonomia e políticas transversais. A pasta atendeu  5 mil mulheres na Sala da Mulher Empreendedora, realizou cinco cursos de capacitação profissional que beneficiaram 217 mulheres, certificou 50 mulheres que conduzem pequenos negócios e formam outras empreendedoras, por meio do programa Mulheres que Conquistam. Já o Centro de Referência Albertina Vasconcelos realizou mais de 1.779 atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos de mulheres vítimas de violência doméstica. 

Portal Tudo Fácil

Emprego e Renda

Para o desenvolvimento do emprego e renda no município, a Prefeitura lançou portal o Portal Tudo Fácil, uma plataforma online, que oferece, aos pequenos, micro e médios empreendedores,  uma série de serviços com menor burocracia e maior agilidade. Somente este ano, mais de 6 mil processos de emissão de alvarás, certidões, licenciamentos e outros serviços municipais foram realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Apresentação do Planturis

Este ano, a  gestão municipal também oficializou a criação do Plano de Desenvolvimento do Turismo (Planturis) e do Fundo Municipal de Turismo (Funtur). O resultado desse trabalho está sintetizado no documento Rosa dos Ventos – Plano de Turismo Sustentável de Vitória da Conquista, que, além de trazer um perfil do município, conta com informações sobre aspectos econômicos, atrativos, elementos relacionados à gestão municipal, formas de acesso, serviços e equipamentos com potencial turístico.

Melhorias na Zona Rural

Com investimentos de mais de R$20 milhões em ações e serviços, a  Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) atendeu a população que reside no interior do município, nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, apoio técnico na agricultura e pecuária, entre outras . Para garantir que o abastecimento de água chegasse a todos os moradores, a frota de veículos da operação carro-pipa municipal aumentou 50%, saindo de 10 para 15 veículos. Com isso, a capacidade de entrega foi ampliada e chegou a 108 milhões de litros de água potável distribuídas para mais de  2.700 famílias beneficiadas em 300 comunidades.

15 carros pipas garantem o abastecimento para 2.700 famílias

Mirando no futuro, a SMDR  incentivou a produção agrícola do município com o fomento na produção de frutas cítricas no semiárido, através do Projeto Citrus do Futuro, que já ampliou oportunidades de renda e cultivo para às famílias de 20 pomares onde já estão plantados 15 mil mudas de tangerina, laranja e limão, com distribuição das mudas pela Prefeitura e apoio técnico.

Renovação do efetivo municipal

Realização da prova de concurso público no dia 12 de maio

Em 2024,  o foco da Secretaria de Gestão e Inovação foi a renovação do efetivo municipal por meio de concursos públicos. Foram realizados dois concursos públicos na área da saúde. O primeiro, lançado em maio de 2024, ofereceu 64 vagas de nível médio/técnico para técnicos de enfermagem e 25 de nível superior para enfermeiros. O segundo edital da saúde foi lançado em junho, com a oferta de 168 vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, fiscal sanitário, auxiliar de saúde bucal, entre outros. Além desses dois certames, a Prefeitura realizou concurso público geral com 182 vagas distribuídas entre 36 cargos de nível médio e 25 de nível superior.

Maior segurança nas ruas

Aquisição de 9 viaturas para Guarda Municipal

Para uma cidade cada vez mais segura, a Prefeitura garantiu a aquisição de nove viaturas zero-quilômetro para a Guarda Municipal, sendo que três delas foram compradas com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci 2), do Governo Federal, e seis adquiridas com recursos próprios. Os veículos foram distribuídos entre os grupos especializados, sendo duas viaturas do GPPM (Grupamento de Proteção Preventiva Comunitário), uma viatura do GRE (Grupamento de Ronda Escolar), uma viatura do GAMA (Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente), uma viatura para o Grupo de Proteção Preventiva Comunitária (GPPC), e uma viatura do serviço ordinário, que pode servir para qualquer grupo.

Selo Ouro em Transparência

Em 2024, Vitória da Conquista foi reconhecida com diversos prêmios, graças a uma gestão séria e comprometida com o bem-estar social e com os recursos públicos. Recebeu o Selo Ouro de Transparência, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Além da honraria, graças a um Índice de Transparência de 91,29%, Vitória da Conquista também foi destaque ao ser premiada com o Selo de Transparência dos contratos dos festejos juninos, em junho deste ano e foi selecionado como Membro Local da Open Government Partnership (OGP – Parceria para Governo Aberto).

Também este ano, criou o Fundo Municipal de Prevenção à Corrupção (Funprec), implementado por meio da Lei nº 2.909/24, que permite iniciativas de integridade e controle social, já que os recursos do fundo são destinados a ações de prevenção, fiscalização e repressão a práticas de atos ilícitos que causam prejuízos ao erário municipal, geram enriquecimento ilícito e/ou violam os princípios da administração pública. Além disso, o Funprec permite a promoção de campanhas educacionais e de conscientização acerca dos efeitos deletérios da corrupção.

Mobilidade Urbana

A atuação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), em 2024, foi sentida diretamente pelas pessoas que vivem em Vitória da Conquista e se utilizam dos serviços prestados pela Administração Municipal. Ao longo do ano, a Prefeitura renovou a frota do transporte coletivo com a entrega de 110 novos ônibus zero quilômetro – e sem um centavo a mais de aumento na tarifa paga pelos usuários, modernizou o sistema de bilhetagem eletrônica com a biometria facial e a recarga online, por meio de cartão magnético, implantou o sistema eletrônico VoDeBuzu, dispositivo que permite o acesso fácil e rápido aos horários e linhas de ônibus em tempo real.

Também instalou conjuntos semafóricos em cruzamentos como os das avenidas Olívia Flores com Rosa Cruz, Olívia Flores com Luiz Eduardo Magalhães, Juracy Magalhães com Rua N, Filipinas com Ulysses Guimarães e Gilenilda Alves com José Pedral Sampaio, implantou sistemas binários em bairros como Guarani, Ibirapuera, Sumaré, Iracema, Conveima e Brasil, melhorou a sinalização horizontal das vias, com prioridade para faixas de pedestres e lombadas nas proximidades de escolas e creches.

Central de Monitoramento

Além disso, a Semob implantou o projeto Muralha Digital, que já está em funcionamento experimental e entra em operação de fato a partir desta quarta-feira (1º de janeiro), com notificações preventivas aos condutores que exercerem direção perigosa e infrações no trânsito. A partir do dia 15, os infratores serão multados. O principal objetivo da Muralha é a fiscalização eletrônica do trânsito. Ao todo são 40 câmeras de videomonitoramento, todas identificadas com sinalização vertical e com os dizeres: “Via Fiscalizada por Câmeras”.

Essas são algumas das principais ações realizadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista ao longo de 2024.

“Chegamos ao final de mais um ano cheio de desafios. Mas, brilhamos não só com o Brilha Conquista, brilhamos em todas as áreas, com investimentos na saúde, educação, assistência social e diversos outros setores, buscando novas conquistas para a nossa amada cidade. Somos uma equipe que trabalha sério em prol da população, com igualdade e respeito a todos, dando o melhor de cada um para construir um município justo e acolhedor para conquistenses e conquistados”, salientou a prefeita Sheila Lemos no último dia de 2024, encerrando o seu mandato para reiniciar o próximo.