A reunião foi promovida na manhã desta segunda-feira, 7, no Gabinete Civil

Isaura Silva Rocha

A aposentada Isaura Silva Rocha, moradora há 65 anos do Povoado Poço Comprido na região de Bate-Pé, revelou a satisfação que teve na manhã desta segunda-feira, 7, de fortalecer o exercício de cidadania por meio da participação na gestão pública municipal. Ela, junto com outros representantes da comunidade de Poço Comprido, participou de um encontro no Gabinete Civil com a equipe do Governo de Vitória da Conquista para discutir demandas e as melhorias que já foram alcançadas na região. O encontro foi intermediado pelo vereador Ademir Abreu.

Esse processo de diálogo contínuo entre moradores e o Governo Municipal ocorre periodicamente em todos os 11 distritos e 284 povoados de Vitória da Conquista, além dos bairros e loteamentos da zona urbana. A proposta é conhecer mais de perto os anseios e as sugestões da população. Para dona Isaura, esse contato tem dado muito certo. “Isso é muito bom e muita coisa já melhorou para gente”, contou. “É importante essa participação da comunidade porque é ela que ver no dia a dia tudo o que está acontecendo no povoado”, declarou o prefeito Guilherme Menezes.

Valter Barros

Durante a reunião desta segunda-feira foram discutidas questões relacionadas ao sistema simplificado de abastecimento de água em Poço Comprido. No local, foi construído recentemente pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) um poço tubular com 100 metros de profundidade. “Foi uma reunião positiva em que o Governo se dispôs a colaborar dentro do que permite a legislação”, declarou o gerente regional da Cerb, Valter Barros. “O Poço Tubular deu água de boa qualidade e vai beneficiar a população local”, declarou o vereador Ademir Abreu.

O parlamentar também destacou outras ações que beneficiaram a população do Poço Comprido. “O Governo Municipal de Vitória da Conquista tem feito várias obras naquela região, como a manutenção das aguadas e estradas e a escola que já foi reformada”, pontuou. Além das ações citadas pelo vereador, a Prefeitura com o objetivo de incentivar o plantio dos agricultores, tanto por meio da agricultura de subsistência quanto para a geração de renda, também está investindo em barragens subterrâneas. Um dos locais contemplados pelo projeto foi o Poço Comprido.

Além do prefeito Guilherme Menezes, o chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, e o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, também participaram da reunião desta segunda-feira.