Vitória da Conquista pode sediar um evento do Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A possibilidade foi discutida na tarde desta quarta-feira (11), quando a prefeita Sheila Lemos recebeu em seu gabinete o representante do Fórum Internacional dos Municípios BRICS (Imbrics Forum), Devanir Cavalcante, acompanhado dos radialistas Humberto Pinheiro e Washington Rodrigues, da Rádio Clube FM, que intermediaram a reunião.

O último fórum realizado no Brasil ocorreu, em outubro do ano passado, quando a prefeita de Vitória da Conquista foi a única gestora do Nordeste a receber o prêmio Boas Práticas e Estratégias de Gestão de Políticas Públicas. O prêmio foi conferido pelo Fórum Internacional dos Municípios BRICS à gestora conquistense pelo desempenho da Prefeitura na área de Saúde e Tecnologia.

Sheila Lemos, Humberto Pinheiro e Devanir Cavalcante

O Brics tem como objetivo promover a conexão entre os países membros, a fim de gerar cooperação técnica, cultural, acadêmica, científica e econômica. Nesse sentido, o Fórum Municipal tem a proposta de buscar a conexão entre os municípios dos cinco países, para troca de experiências que também resulte nesses níveis de cooperação.

A expectativa de realizar um evento do Brics em Vitória da Conquista animou a prefeita. “Vamos estudar com muito carinho essa proposta. O Governo para Pessoas está sempre aberto para a troca de boas práticas que possam vir a somar com a nossa gestão, para trazer mais desenvolvimento sustentável, econômico, social e tecnológico para a nossa população. Será muito importante termos esse evento em nossa cidade e vamos buscar as condições para isso”, assegurou Sheila.

A prefeita, com o embaixador do fórum do Brics, Devanir Cavalcante (de terno) e os radialistas Humberto Pinheiro e Washington Rodrigues

O embaixador do Fórum, Devanir Cavalcante, também ficou otimista com o encontro. “A prefeita é uma pessoa bem conectada, à frente, bem antenada aos movimentos. O Brics hoje representa 42% da população do mundo e vem sendo um bloco diferente, que está se organizando economicamente muito bem, e o Fórum cada dia tem mais participação nesse cenário. Então a prefeita buscou a conexão justamente pra isso, para trazer investimento, pra trazer diversificação de investimento não só na cidade, como na região. Fiquei bem animado, acredito que a prefeita também”, afirmou.