Iniciada no último dia 16 de dezembro, a reforma do Laboratório Central Municipal (Lacen), pertencente à Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), está em andamento e é considerada essencial para aprimorar o funcionamento da unidade. O serviço inclui melhorias na estrutura física e elétrica da unidade, além da instalação de novos equipamentos para análise clínica.

Laboratório Central Municipal (Lacen)

De acordo com a coordenadora do laboratório, Renata Tentis, a intervenção permitirá uma requalificação completa da infraestrutura: “Com o parque tecnológico que temos no Laboratório, a rede elétrica não suportava mais a demanda adequadamente. Por isso, aproveitamos o período de recesso de fim de ano para realizar a reforma. Essa melhoria vai beneficiar tanto o atendimento ao paciente quanto toda a estrutura do serviço”.

O Lacen de Vitória da Conquista é o maior do interior da Bahia e se destaca pelo volume de pacientes atendidos e exames realizados. A unidade atende, semanalmente, cerca de 2 mil pessoas e realiza mais de 100 mil exames por mês. Esses números refletem a importância do Laboratório para a região, que conta com uma equipe de aproximadamente 80 colaboradores altamente capacitados.

Atualmente, o Lacen conta com 37 municípios pactuados, sendo 30 da região Sudoeste e outros sete de diferentes áreas do estado, por meio de acordos firmados junto ao Ministério da Saúde.

Para o diretor-geral da FSVC, Daniel Perrucho, essa intervenção irá qualificar os serviços, beneficiando pacientes da macrorregião. “A importância do parque tecnológico existente no Lacen vai além de Vitória da Conquista. Os serviços prestados por esse Laboratório têm uma abrangência quase estadual. Esse é um investimento que impacta diretamente uma área macrorregional, beneficiando não apenas os 390 mil habitantes do município, mas também diversos outros municípios pactuados.”

Durante os dias de suspensão de boa parte dos atendimentos por causa da reforma, pacientes oncológicos, de hemodiálise e gestantes de alto risco continuarão sendo atendidos. O atendimento ao público geral será retomado no dia 2 de janeiro de 2025. E a previsão é de que, no próximo dia 6 de janeiro, o Lacen volte com todos os serviços.

“Com a finalização da reforma, o Laboratório estará ainda mais preparado para atender à crescente demanda da saúde pública, fortalecendo sua posição como referência em exames laboratoriais no interior da Bahia”, finalizou o diretor-geral.