Pouca gente sabe, mas quem tem imposto de renda a pagar pode doar parte do valor devido para entidades que atuam na proteção de crianças e adolescentes. Em Vitória da Conquista, a contribuição irá para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e beneficiará dezenas de instituições inscritas no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica).

As doações, que podem chegar até 3% do imposto devido, no caso de pessoa física devem ser feitas diretamente ao fundo em campo específico da declaração online. Depois do preenchimento da declaração, o contribuinte deve imprimir o Darf e pagar até o dia 29 de abril. A doação não faz nenhuma alteração em termos financeiros para o doador, a não ser a redução do imposto a pagar ou o aumento no imposto a ser restituído, quando for o caso.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa contribuição tem o potencial de mudar vidas e garantir a crianças e adolescentes uma ampliação de acesso a direitos. “É um importante passo para melhorarmos os indicadores sociais do município e enfrentarmos a violência que se manifesta principalmente nos territórios mais vulnerabilizados” ressaltou Michael.

O secretário adiantou que para chamar a atenção dos contribuintes para  importância da doação, será realizada pela Semdes e pelo Comdica uma campanha denominada “Leãozinho, amigo do futuro”.

Para a presidente do Comdica, Leda Freitas, a contribuição vai ajudar na realização de projetos de proteção a crianças e adolescentes que estão sendo realizados por mais de 40 instituições inscritas no conselho. “Não pesa no bolso do doador e pode trazer enormes benefícios às crianças e adolescentes residentes no município, muito mais do que filantropia, se constitui no ato de cidadania. Além do mais, o doador também pode contribuir compartilhando com os seus amigos a importância da doação. Um mais um é sempre mais que um”, declarou Leda.

Este ano, o prazo para declaração do Imposto de Renda vai até 23h59 do dia 29 de abril.