As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começam a ser aplicadas amanhã (17) nas escolas da rede municipal de educação. As médias apuradas no Saeb, juntamente com as informações levantadas pelo Censo Escolar, que são as taxas de aprovação, reprovação e abandono, fazem a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, disse que é um momento único, especial, de grande importância para a rede municipal de Educação de Vitória da Conquista. “Contamos com a participação de todos, com o empenho de nossos gestores escolares, professores, servidores, para que possamos realizar da melhor forma possível esta prova Saeb deste ano”. Para ele, um grande desafio depois de praticamente dois anos de pandemia: “trata-se de uma legislação federal e todos temos que estar envolvidos, empenhados, para fazer o melhor possível”, concluiu Larry.

De acordo com o coordenador pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, as provas são aplicadas aos alunos do quinto (2.883 na zona urbana e 1.099 na zona rural) e do nono ano (2.143 na zona urbana e 630 na rural). Ele explica que não é feita uma avaliação individual do aluno, mas a escola como um todo. “O Saeb apresenta uma nota daquela escola e posteriormente a soma das escolas do município, avaliando língua portuguesa e matemática. Nessas duas áreas de conhecimento, se atribui uma nota”. Nas outras áreas de conhecimento, ciências humanas e da natureza, a prova é amostral. “Neste ano apenas cinco escolas foram selecionadas pelo Governo Federal para poder realmente fazer essa avaliação”, completou.

Coordenador Pedagógico Ronilson Ferreira e secretário Edgard Larry

Sobre a preparação para as provas, Ronilson esclarece que o município vem se organizando para melhorar o ensino e a aprendizagem, destacou a parceria com o programa Educar pra Valer, com base na experiência de Sobral (CE) e acrescentou que do 6º ao 9º ano, o município tem o próprio núcleo que faz as formações de professores. “E nós temos os simulados que foram aplicados durante esse período, para que se possam realmente fazer as intervenções necessárias nas dificuldades que os alunos apresentam”, explicou o coordenador.

Nesta semana, as provas acontecem nos dias e locais abaixo relacionados:

Dia 17

– Escola Municipal Arthur Seixas, no bairro Jurema;

– Escola Municipal Irmã Barbosa na Avenida Frei Benjamin;

– Escola Municipal de Tempo integral Conquista Criança, no bairro Cidade Modelo;

– Escola Municipal Paulo Setúbal, no distrito de Inhobim;

– Escola Municipal Batista Tia Zefa, no bairro Iracema.

Dia 18

– Escola Municipal Guimarães Passos, no bairro Guarani;

– Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva, na Urbis II,

– Escola Municipal Euclides da Cunha, no distrito de São Sebastião;

– Escola Municipal Milton de Almeida Santos, no bairro Patagônia.

Dia 19

– Escola José Gomes Novais, no assentamento Sede I;

– Escola Municipalizada Vilas Boas Moreira, no bairro Brasil;

– Escola Municipal Professora Celina de Assis Cordeiro, nos Campinhos.