Encerrando as atividades do projeto Cultura Pop Rua em 2024, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promoveu uma ação comunitária na Praça Norberto Aurich com atividades e serviços voltados à população em situação de rua. O evento aconteceu nesta sexta-feira (13) e contou com a participação das equipes da secretaria de desenvolvimento social, do Consultório na Rua, do Comitê Pop Rua e da Casa do Andarilho.

Durante a ação, a população pode participar dos tradicionais torneios de dominó e futebol, aproveitar apresentações musicais e acessar serviços como os do Consultório na Rua, Acessuas Trabalho, Centro Pop, Abordagem Social e Creas. Medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar foram entregues aos vencedores do torneio de dominó, enquanto o time campeão do campeonato de futebol recebeu um troféu.

Para a diretora de assistência social, Irlane Gomes, o evento demonstra o compromisso da Prefeitura em integrar diferentes serviços, garantindo acesso à cultura, esporte e lazer. “Essa ação demonstra que é fundamental garantir que a população em situação de rua tenha acesso a atividades culturais, esportivas e de lazer, pois essas iniciativas contribuem para o exercício da cidadania, o fortalecimento da autoestima e a garantia do acesso a direitos”, afirmou Irlane.

Os membros do Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê Pop Rua VDC) também estiveram presentes no evento. O comitê tem como principal objetivo acompanhar e monitorar a política municipal voltada à população em situação de rua, garantindo que ela seja eficiente e inclusiva.

Representando as Organizações da Sociedade Civil, Wallas Pinto, da Pastoral Santa Dulce dos Pobres, ressaltou a importância de iniciativas como essa. “É muito bom perceber que as ações voltadas para a população em situação de rua estão sendo desenvolvidas. Sabemos que precisamos melhorar, mas, nos últimos anos, é evidente que a Prefeitura tem intensificado o trabalho com esse grupo. Lá na paróquia, ajudamos essas pessoas e temos sentido que as coisas têm melhorado. Ficamos contentes com esse avanço, pois essa é uma população muito carente que precisa dos serviços”, afirmou Wallas.

Membros do Comitê Pop Rua e equipe da Semdes

E. S., que está em situação de rua, relatou ter apreciado o evento, em especial o torneio de dominó. Ele também compartilhou como tenta ajudar outras pessoas que vivem a mesma realidade. “O que eu posso fazer para ajudar as pessoas que também estão em situação de rua é oferecer cortes de cabelo sem cobrar nada. Eu sou sozinho e sei como estar nessa situação é muito difícil. Mas é muito bom esse tipo de ação que beneficia as pessoas, isso nos ajuda bastante, e está sendo tudo muito bom”, contou.