Desenvolvimento Social
Postado em 13 de fevereiro de 2014 as 08:00:33
Desde a sua criação em 1997, o Programa Vivendo a Terceira Idade tem contribuído para que centenas de pessoas vivam com uma melhor qualidade de vida. Atualmente cerca de 500 idosos estão cadastrados e participam de várias ações nos Grupos de Convivências como aulas de alfabetização, viagens turísticas, coral, pintura, artesanato, eventos temáticos, bailes, entre outras. As atividades do programa foram retomadas nessa segunda-feira, 10.
No final de 2013, o Vivendo a Terceira Idade completou 16 anos com ações que mostram a preocupação do Governo Municipal em promover iniciativas em benefício dos idosos. O programa, que começou com apenas dois grupos de idosos, Alto Maron e Urbis VI, foi crescendo ao longo dos anos e formando outros grupos. Hoje são nove grupos de convivência que participam quinzenalmente das atividades no centro. O Vivendo a Terceira Idade também se responsabiliza pelo transporte dos participantes.
Segundo a coordenadora, Ivone Novaes, desde a implantação, o programa tem contribuído para melhorar a vida das pessoas idosas. “Estamos caminhando para os dezessete anos e cada ano é diferente. Realizamos a semana pedagógica de 2014 com a equipe e estamos fazendo uma avaliação para inserir novas atividades e oficinas que possam motivar essas pessoas e melhorar ainda mais a qualidade de vida delas”, explicou.
O Programa Vivendo a Terceira Idade realiza ainda na última terça-feira de cada mês, a partir das 16h, um baile para os idosos, no salão da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), situado na Avenida Olívia Flores. Neste ano, o baile, que constitui um momento de descontração e socialização entre os participantes e seus convidados, terá início a partir do mês de março.
O aposentado Antônio da Silva Oliveira, 74 anos, frequenta o Vivendo a Terceira Idade há seis anos. “Eu acho excelente. É bom demais esse programa, mas o número de participantes homens ainda é pequeno pelo preconceito. Eu sempre venho e gosto muito das atividades. Recomendo para todo mundo”, relatou.
A aposentada Olívia Ferreira dos Santos, mesmo com seus 95 anos, também participa ativamente. “Gosto demais. Já tem quinze anos que eu participo do programa e sinto quando não posso vir. É um programa divertido e tem me feito muito bem”, disse.
Para os idosos que ainda não participam do programa, basta se dirigir ao Centro de Convivência do Idoso, localizado na Praça Tancredo Neves, nº 11, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou entrar em contato pelo telefone (77) 3422-8212 para obter maiores informações.