Após uma reforma geral na estrutura física, a Unidade de Saúde da Família Pedrinhas foi totalmente revitalizada e entregue pela Prefeitura Municipal à população, na manhã desta segunda-feira (27). Esta já é a oitava unidade de saúde reforma pela programa Saúde Renovada, que tem feito esse trabalho nas unidades de saúde da zona urbana e rural que necessitem de melhorias.

Dona Maria de Lurdes Santos, moradora do bairro e hoje aposentada, contou que já trabalhou na equipe da USF Pedrinhas e ficou feliz de ver a unidade reformada depois de tantos anos. “Estava tipo abandonada, porque nunca teve assim uma reforma. Ficou muito legal, as meninas aqui são todas gente boas, médico agora tá tendo dois e é muito bom ter esse posto aqui perto pra gente não precisar sair daqui pra ir lá na UPA ou hospital. Gostei muito!”, contou dona Lurdes.

Solange e dona Lurdes ao lado da prefeita

Para Solange Silva, que também mora ali próximo a unidade, a revitalização da estrutura veio para aprimorar ainda mais o serviço. “Eu mesmo não tem o que falar. Se antes, pra mim, já era bom, agora ficou melhor ainda. Nunca tive o reclamar a respeito do atendimento, nada! Só tenho a dizer que é tudo de bom, ficou bonita demais!”, disse Solange.

No ato de entrega, a prefeita Sheila Lemos ressaltou que a reforma das unidades pelo programa Saúde Renovada só veio depois de assegurar a contratação de novos médicos para compor todas as equipes das unidades de saúde. “Não adiantaria ter posto bonito e não ter atendimento. Nós temos 30 postos que nós vamos fazer este trabalho de renovação, mas também fizemos feiras de saúde, levamos mutirões e agora estamos com a carreta da saúde levando mais atendimento aos territórios menos assistidos. Isso é um trabalho de cuidado com as pessoas da nossa cidade”, afirmou a gestora.

Na reforma, a unidade recebeu melhorias na pintura externa e interna, limpeza dos forros PVC, pintura lúdica, revisão elétrica e hidráulica, revisão do telhado para solucionar pontos de infiltração, substituição de telhas da cobertura de entrada, realocação de vidro em janelas, substituição de fechaduras, recuperação em partes do piso da garagem, entre outros serviços.

A reforma da unidade é só mais um dos investimentos feitos pela Prefeitura no bairro Pedrinhas, como ainda destacou a prefeita. “Aqui no Pedrinhas também já fizemos desde a inauguração do campo, um novo CRAS no padrão de excelência, a Escola Antônia Calvacanti que está sendo construída e será entregue a população em breve, o Brilha Conquista, asfaltamento, e ainda a obra do Mirante do Cristo que também será entregue. Estamos trabalhando nos quatro cantos da nossa cidade!”, complementou a gestora.

Ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio de Oliveira, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, assegurou que mais obras estão em andamento pelo município. “Estamos reformando as unidades de São Joaquim, Braga, Bruno Bacelar, Panorama e tem outros tantos já na nossa programação. Como são muitas unidades, a gente está fazendo passo a passo, para que a gente possa entregar o melhor resultado pra nossa população, pra dar mais conforto e dignidade ao atendimento, tanto para população, quanto para os nossos servidores”, finalizou Vinícius.