Prefeitura deu apoio logístico ao projeto realizado pela Sudesb e que pretende abranger os 417 municípios baianos até o início de 2018

Neste final de semana, Vitória da Conquista sedia o 8º encontro do Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol. As atividades começaram na noite de sexta-feira, 15, no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, e devem ser concluídas no domingo, 17, totalizando uma carga horária de 16 horas.

O conteúdo programático envolve teoria geral da administração, formação de equipes, direito esportivo, elaboração e gestão de projetos, marketing esportivo, relações interpessoais e ética. Participam desportistas, presidentes de ligas desportivas, atletas, gestores esportivos e outros profissionais atuantes em território conquistense e em outros municípios da região.

Lançado pelo Governo Estadual há cerca de três meses, o projeto é desenvolvido por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e do Ministério do Esporte. Em Vitória da Conquista, o projeto recebe o suporte logístico da Prefeitura.

“A palavra de ordem hoje é capacitar, se qualificar”, observou o prefeito Herzem Gusmão, no sábado, 16, durante uma visita em que acompanhou uma palestra sobre Direito Esportivo. “Sejam bem-vindos os membros da Federação Bahiana de Futebol e da Sudesb. Nós estamos aqui exatamente para abrir as portas da Prefeitura, buscando alternativas novas em relação a uma nova concepção de gestão no esporte”, afirmou ainda o gestor.

‘Abrangência’ – Desde que foi lançado, o curso já passou por sete regiões, abrangendo mais de 150 municípios. Nas contas do presidente da FBF, Edinaldo Rodrigues, o conteúdo já qualificou mais de 6 mil pessoas até agora, contabilizando uma média de 40 participantes a cada encontro regional. A ideia é que o projeto seja realizado até o início de 2018, quando se espera que tenha totalizado 23 encontros e abrangido os 417 municípios da Bahia.

“A FBF se junta para que não só as ligas municipais, bem como todos os dirigentes de esporte dos municípios possam ser agraciados com esse curso de gestão”, disse Rodrigues, destacando a “abrangência” que identificou no conteúdo programático da proposta. “Eu entendo que todos que se habilitaram a participar desse curso vão estar mais qualificados nas suas funções para desenvolver o desporto no âmbito de cada município”, acrescentou o dirigente.

De acordo com o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, o principal objetivo do curso de qualificação é profissionalizar a gestão das atividades esportivas nos municípios. “Hoje, tudo exige o profissionalismo. A atividade pode ser de natureza amadora, mas a gestão tem que ser profissional”, observou Dourado.

‘Questão legal’ – Em Vitória da Conquista, a Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT) promove dois campeonatos de futebol amador (séries A e B) que, juntas, somam 28 equipes vindas das áreas urbana e rural. Essas competições, somadas às que são disputadas por escolinhas de futebol nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17, mobilizam um contingente total estimado em quase 3 mil pessoas (incluindo atletas, dirigentes e outros integrantes das equipes).

Quem informa esses números é o presidente da LCDT, Leonílson Alves, um dos que se inscreveram para participar do curso oferecido pela Sudesb. “Apesar de sermos amadores, temos que ter uma organização”, opina Alves. “A importância desse curso é dar esse respaldo profissional às ligas, para elas poderem trabalhar junto à questão legal”, acrescenta. “O futebol é único em todo o mundo. Então, é necessário que o conhecimento chegue às escolinhas, às equipes amadoras, às associações de bairro e associações desportivas em geral”.