A apresentação foi realizada na noite desta sexta-feira, 21, no auditório do Conservatório Municipal

Instrumentos no palco manuseados por mãos habilidosas. Todo o profissionalismo dos professores do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista foi consagrado mais uma vez e exposto a alunos, pais e convidados durante uma apresentação musical realizada na noite desta sexta-feira, 21, no auditório da própria instituição.

Arlaine Bonfim, coordenadora do Conservatório

A apresentação foi resultado do desejo de boas-vindas aos novos estudantes de música matriculados neste ano. O sucesso já garantido e a referência em ensino musical gratuito em todo estado da Bahia resultou em uma procura surpreendente. Atualmente, o Conservatório conta com 440 alunos matriculados. Eles participam de cursos de musicalização infantil, piano, teclado, violão, flauta doce e transversal, teoria musical, canto coral, além de acordeom e viola de dez cordas. “Nós programamos esse evento para presentear os alunos que estão chegando e para apresentar a eles os nossos professores”, informou a coordenadora do Conservatório, Arlaine Bonfim.

Papalo Monteiro, cantor

Os projetos do Conservatório Municipal normalmente priorizam a apresentação e a revelação dos talentos dos alunos da instituição. Desta vez, no entanto, foi diferente e os papéis se inverteram para celebrar o início de mais um ano de atividades e formação de jovens músicos. “Esse foi um momento para abrir os braços e recebê-los e para mostrar também que no futuro serão eles que vão estar se apresentando”, destacou o cantor Papalo Monteiro.

Beatriz Alves, aluna do Conservatório

Na noite em que os professores eram os protagonistas, foram os alunos que vieram para aplaudir e prestigiar. “Aqui é uma oportunidade para as pessoas que têm vontade de aprender com profissionais de qualidade e de forma gratuita”, enfatizou Beatriz Alves de Jesus, 14 anos. Ela é aluna do curso de violão popular desde o ano passado. “Desde que entrei no conservatório, muita coisa mudou em minha vida; inclusive comecei a me expressar melhor”, contou.

Mistura musical – A apresentação conjunta dos músicos Geslaney Brito, Iara Assessú, Carlos Porto e Papalo Monteiro foi um dos momentos mais sublimes do evento. A voz marcante de Iara, acompanhada pela mistura do som de instrumentos, como o piano, o violão e a percussão, sintetizou tudo aquilo que os alunos poderão esperar ao longo do ano: um trabalho em equipe movido pelo talento e pela paixão pela música.

Norma Eliete, professora do Conservatório

Conforme a professora Norma Eliete, a expectativa para 2014 é de novidades e de muitas apresentações. “Será um ano de muito trabalho e de muitos projetos bons”, certificou.

O Conservatório de Música de Vitória da Conquista é totalmente mantido com recursos da Prefeitura Municipal. Não há custo algum para os alunos. As inscrições são gratuitas, e os instrumentos também são disponibilizados a custo zero. Em todo o interior da Bahia, trata-se do único conservatório musical com essas características.

[nggallery id=111]