Infraestrutura Urbana
Postado em 2 de abril de 2024 as 16:02:27
A Rua H, localizada no loteamento Cidade Modelo, está incluída no conjunto de vias que receberão serviços de drenagem e pavimentação por meio do programa Acelera Conquista. A intervenção beneficiará todo esse bairro e também ruas e avenidas dos loteamentos Bateias 2, Jardim Guanabara e Vila Marina.
Os serviços nessa via, em especial, não foram iniciados antes por razões técnicas. O projeto original, que seria viabilizado por uma emenda de R$ 1,8 milhão do mandato do deputado federal Jorge Solla, intermediada pelo vereador Valdemir Dias, previa a construção de um sistema de drenagem superficial – algo que a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) considerou insuficiente, devido às condições topográficas da Rua H.
“É uma rua praticamente plana”, explica Jackson Yoshiura, titular da Seinfra. “Na Rua H, nós temos historicamente acúmulo de água. Depois de todas as chuvas, a gente tem diversas reclamações de que a água está empossada, acumulada. Se a gente não colocar a drenagem, a gente vai perder o pavimento”, diz ainda o secretário municipal de Infraestrutura Urbana.
O projeto, inclusive, foi discutido numa reunião ocorrida na Seinfra, em novembro de 2023, da qual participaram técnicos da Prefeitura e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), além do vereador Valdemir Dias.
Nessa ocasião, a equipe da Seinfra reforçou a necessidade de que o projeto incluísse uma drenagem profunda, a fim de garantir um serviço de qualidade, e que fosse duradouro. “Nós tivemos diversas reuniões, inclusive com a participação do vereador, informando quais seriam as necessidades do projeto”, relatou Jackson.
“Recebemos um projeto sem qualquer tipo de infraestrutura de drenagem. Conversamos com a Conder e nos foi passada a informação de que o recurso não seria suficiente para contemplar essa obra com drenagem”, esclarece o secretário.
O titular da Seinfra reforça, ainda, que o Governo Municipal não abriu mão do recurso oriundo da emenda parlamentar. “O que a gente quer é que os recursos cheguem, independentemente de quem seja, de que partido seja. A gente vai continuar executando todos eles”, defendeu Jackson.
“Estamos abertos a conversar com a Conder sobre a alocação desse recurso, em outros locais ou até mesmo na Rua H, desde que seja feito da maneira correta, com a drenagem e com a pavimentação. Estamos totalmente abertos a fazer todos os esclarecimentos”, conclui o secretário.