Com o objetivo de fortalecer vínculos com as comunidades e construir alternativas empreendedoras para mulheres, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio do Núcleo de Projetos, realizou, nesta terça-feira (12), no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, o primeiro encontro de mulheres quilombolas e associações rurais.

Sheila Lemos destacou a importância do trabalha da mulher na zona rural

A iniciativa contou com a participação das secretarias de Educação, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Econômico e buscou construir uma força conjunta potencialmente capaz de valorizar e fortalecer o papel das mulheres na luta em defesa de seus direitos e das associações as quais representam.

A prefeita Sheila Lemos falou de sua honra em participar deste primeiro encontro com as mulheres quilombolas, pois desde muito pequena conhece a luta e a labuta das mulheres da zona rural, destacando a força destas mulheres tão importantes para suas comunidades. “Nós precisamos escutar, então, estes encontros, em que a gente escuta a comunidade, são muito importantes porque iremos identificar o que vocês realmente estão precisando. O que nós queremos aqui, governo e comunidade, é trabalhar juntos para mudar a nossa realidade, não é fácil, mas é possível, se nos unirmos para que a gente faça de Vitória da Conquista uma cidade cada vez melhor para se viver”, declarou Sheila.

O encontrou contou com a participação da subsecretária de Educação, Selma Maria, da secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, e da ex-vice-prefeita, Irma Lemos. Segundo a coordenadora do Núcleo de Projetos, Rosênia Tavares, o objetivo deste primeiro encontro é ouvir as mulheres e articular junto com as secretarias a resolução de suas demandas. “Este é o primeiro encontro de muitos. Essa semente que estamos plantando, ela vai germinar, vai crescer. E hoje aqui, nós estamos escutando, para que a gente possa auxiliá-las a criarem a governança e desenvolver outras habilidades que lhes possibilitem empreender”, ressaltou Rosênia.

Efigênia apresentou a Sala da Mulher Empreendedora

Durante o evento, a coordenadora da Sala da Mulher Empreendedora, Efigênia Ferreira, apresentou a sala que funciona na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e uma representante de cada comunidade apresentou as demandas de suas localidades. Para Jamile Guimarães de Oliveira, de 23 anos, representante da comunidade quilombola de Lagoa de Melquíades e Amâncio, o encontro acontece em um momento importante para sua comunidade, pois elas estão se reorganizando enquanto associação, “durante a pandemia, nós paramos com os encontros do grupo de mulheres e agora estamos nos reorganizando, por isso, hoje estamos aqui para aprender e levar as informações para comunidade, porque queremos promover ações para geração de renda”, explicou Jamile.

Diane Vieira de Jesus, de 33 anos, da comunidade remanescente de Quilombo Alto da Cabeceira, chegou ao encontro com várias demandas. “Nós temos que aproveitar esta oportunidade que o Governo está nos oferecendo para a gente trazer nossas demandas. Então, temos demandas de todas as faixas etárias. Para nós, é muito importante o desenvolvimento de atividades para as mulheres adquirirem uma renda, porque só com os frutos da zona rural, isso só, não é suficiente”, salientou Diane.

Para a moradora do distrito do Pradoso, Renata Rodrigue, de 37 anos, o encontro foi uma grande surpresa. “Fiquei muito feliz pelo convite, rodas de conversas são muito importantes, não só para mim como pessoa, mas para o fomento de minha comunidade, para outras mulheres que lá estão. E que, depois deste primeiro encontro, outros encontros aconteçam dentro da nossa comunidade, porque são informações importantes, que nossas mulheres precisam ter acesso”, destacou Renata.