O trabalho não pode parar! Na manhã do último sábado (18), os moradores do povoado do Baixão receberam a visita das equipes dos agentes de endemias e da coordenação de Limpeza Pública em um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com Eliezer Almeida, coordenador do Programa de Controle de Endemias, a escolha da localidade foi motivada pelo Levantamento de Índice de infestação no povoado do Baixão, que registrou 12,84%. “Estamos fazendo esse mutirão preventivo desenvolvendo o trabalho educativo com a população, juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos que faz o recolhimento do material da comunidade”, explica.

O objetivo da ação é de realizar um trabalho preventivo para controle do mosquito Aedes Aegypti, fazendo a retirada de todo o tipo de objetos que possam proporcionar o acúmulo de água, além de conscientizar a população sobre o risco de deixarem lixos expostos em materiais inservíveis que favoreçam a reprodução do mosquito.

Na ação foi feita a coleta não só de lixo, mas de inservíveis como carcaça de geladeira, móveis e pneus. “O trabalho da coordenação de Limpeza é basicamente o de educação ambiental, ensinando a população adequadamente as noções de como ocorre o descarte adequado de resíduos e também a coleta de resíduos volumosos, pelo programa Cata-Bagulho, que poderiam estar servindo de possíveis focos para proliferação dos mosquitos”, pontua Thiago Lélis, Gerente de Coleta e Destinação Final.

Ao longo de todo o verão, as equipes das duas secretarias irão trabalhar em vários povoados da zona rural para intensificar as ações de combate ao mosquito. “Estamos fazendo o agendamento para trabalhar em outras localidades, se possível todos os sábados, já que a equipe que temos para atuar na zona rural não dá conta de fazer um trabalho regular em todos os povoados. Então, estamos fazendo essas ações para planejar uma preventiva, adicionando-a às ações educativas que temos realizado”, finaliza Eliezer.