A culminância do projeto acontecerá no dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, com apresentações artísticas e esquetes

Garantir a plena cidadania das pessoas com deficiência é um dos propósitos estabelecidos pelo Governo Municipal – especialmente a partir da educação. Em virtude desse compromisso, a Administração investe permanentemente, por exemplo, na inclusão de crianças e adolescentes surdos. O objetivo é assegurar o pleno desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociais.

Por essa razão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Prefeitura desenvolve o Projeto Ser Surdo: Libras nas Escolas, que este ano está em sua terceira edição, e tem como finalidade a divulgação dos aspectos inerentes à cultura surda, bem como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A iniciativa é desenvolvida durante o mês de setembro, envolvendo as escolas da Rede Municipal de Ensino. Durante este período, são realizadas miniaulas e panfletagens com os seguintes temas: Dia Nacional do Surdo – comemorado no dia 26 de Setembro –, Cultura Surda, Noções básicas de Libras, Alfabeto Manual, Numerais Cardiais em Libras e sua funcionalidade, Cumprimentos em Libras e sua utilidade no cotidiano.

A culminância do projeto acontecerá às 14h30, no dia 26 de setembro, no auditório do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Caic). Na oportunidade, serão apresentados esquetes com a participação dos alunos com surdez da Rede Municipal de Ensino, além de exposições de desenhos artísticos e vídeos em homenagem ao Ser Surdo. O encerramento será composto também por momentos de interação entre os participantes.