Os investimentos de mais de R$ 36 milhões na reforma, ampliação e construção de escolas municipais nos últimos três anos, feitos pela Prefeitura de Vitória da Conquista, têm apresentado resultados expressivos na melhoria do ensino e repercutido positivamente nas avaliações da educação no país. Para celebrar esse feito, 38 servidores do setor de Gerência de Manutenção e Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (Smed) foram homenageados na tarde desta sexta-feira (5), como reconhecimento por sua dedicação e comprometimento pela requalificação das 83 unidades escolares neste período.

No local onde está situada a Gerência, a prefeita Sheila Lemos participou da homenagem e entregou aos servidores medalhas que simbolizam a gratidão de todo o município pelo trabalho realizado por eles. “Tenho plena convicção de que a educação transforma, e essa equipe é uma das responsáveis por tornar nossa cidade melhor por meio da educação. Cuidar de nossas crianças e adolescentes também passa pela qualificação e valorização de nossos servidores”, declarou a prefeita.

O setor é o responsável pelo estado físico do patrimônio da Smed, promovendo a manutenção, a pedido dos setores, dos bens móveis e imóveis de toda a secretaria, incluindo as escolas. Said Brito, que é oficial de obras e servidor da educação há 10 anos, compartilhou um pouco do sentimento de ver os resultados do trabalho. “É um trabalho pesado e cansativo, mas temos todo o apoio e o reconhecimento da Prefeitura. É uma imensa satisfação ver o sorriso das crianças nas salas de aula e a felicidade dos pais”, afirmou Said.

Elnatan Viana atua como pintor lúdico da Educação há cerca de um ano e ressaltou o privilégio de trabalhar com algo de tamanha importância para a sociedade. “Já construímos uma história linda na área da Educação. Ver as escolas sendo reformadas e saber que temos uma participação nisso torna tudo ainda melhor”, ratificou Elnatan.

O secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, salientou que, pelo trabalho realizado, o setor se notabiliza e obtém o reconhecimento dos demais setores da Prefeitura. “Fico emocionado ao ver trabalhadores desse nível técnico de excelência, tão comprometidos com nosso município e com a educação local. O trabalho que eles realizam nas escolas é de alta qualidade, e é um momento muito especial homenageá-los e também ser homenageado por eles”, disse Larry.

A reforma, ampliação e construção de escolas municipais visam garantir um ambiente adequado e estimulante para os estudantes, pela melhoria da infraestrutura das unidades educacionais e da qualidade do ensino. Com estes investimentos, Vitória da Conquista ganhou destaque estadual entre os municípios que apresentaram evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) e no Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe).