A ensilagem é a técnica mais antiga conhecida para guardar o produto de uma colheita

Na última sexta – feira (14), técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) visitaram o distrito de Itaipu,  zona rural de Vitória da Conquista, com o objetivo de capacitar pequenos agricultores da localidade para a construção de silos e as técnicas de ensilagem.

Silos são recipientes usados para a estocagem de produtos agrícolas que são armazenados em seu interior sem a necessidade de estarem ensacados. A ensilagem é a técnica mais antiga conhecida para guardar o produto de uma colheita e é, até hoje, utilizada em todo o planeta.

Givanildo de Itaipu foi um dos agricultores beneficiados com a visita. Ele ressalta que a ensilagem será essencial para o armazenamento da ração de seus animais durante o inverno. “Na época do frio, é difícil para os animais encontrarem uma palha para se alimentar. Com a ajuda da Prefeitura, esse problema está resolvido. Só tenho a agradecer”, afirma.

A Semagri dispõe de fôrmas de silos para empréstimo e profissionais para atender os agricultores

O agrônomo da Prefeitura, Sálvio Gusmão, menciona que a Prefeitura tem buscado aprimorar sua equipe técnica para atuar nesses casos. “Essa é uma técnica simples para conservar o alimento em condições de excelência, para que seja utilizado nos períodos mais críticos do ano”, declara o agrônomo.

Para o coordenador de Agricultura, Eduardo Castro, a missão da Semagri é a de desenvolver tecnologias baratas e eficientes para facilitar a vida desses agricultores. “Basta o agricultor nos acionar que disponibilizaremos, sem qualquer custo, um profissional para atendê-lo. A secretaria dispõe, inclusive, de fôrmas de silos para empréstimo, para que no período da seca ele consiga manter o sustento de seus animais”, finaliza Eduardo.