Foram instaladas no município, 13 hortas comunitárias

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promove ações que incentivam e fortalecem a agricultura familiar no município. Entre elas está o Projeto de Hortas Comunitárias, implantado em 2005, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que integra o Fome Zero, do Governo Federal.

Ambas as iniciativas atuam de forma integrada. Os alimentos das hortas comunitárias, gerados pelos produtores cadastrados no PAA, são adquiridos pela Prefeitura e distribuídos gratuitamente para instituições sociais e creches municipais que ofereçam, no mínimo, três refeições diariamente e estejam cadastradas no Conselho de Segurança Alimentar do Município (Consea).

João de Jesus, agricultor

“Tivemos 5.246 kg de alimentos distribuídos no período de janeiro a novembro de 2012, o que se traduz numa média mensal de aproximadamente 477 kg de alimentos por instituição beneficiada”, informa a gerente municipal da Segurança Alimentar, Ana Rosa dos Santos.

Ao todo, 73 entidades recebem as doações do PAA, que está na terceira edição e beneficiou, em 2012, mais de 180 agricultores. Pessoas como o senhor João de Jesus, de 69 anos, que é um dos 20 produtores da horta comunitária do Recanto das Águas e espera continuar produzindo e vendendo para o programa.

Sandra Ferreira, agricultora

“Há três anos eu participo do programa produzindo de tudo: banana, alface, batata, beterraba. Agora em 2013, espero ser beneficiado outra vez, para continuar produzindo e garantir uma renda extra para minha família”, conta o agricultor. Outra pessoa que também fez parte do PAA foi a agricultora Sandra Ferreira, de 69 anos. “Eu me comprometi e cumpri minha tarefa com o programa”, diz satisfeita.

Segundo o coordenador municipal de Segurança Alimentar, Dernival Araújo, “ao longo desses anos, foram feitas reuniões com pequenos agricultores para convidá-los a aderir ao programa e, felizmente, os resultados têm sido positivos”.