O sonho de todo jovem que se dedica à prática do futebol é o de um dia tornar-se um profissional de sucesso no esporte mais popular do país. Apesar da popularidade e da facilidade das regras, a atividade exige disciplina necessária para a obtenção de resultados. Pensando em oportunizar jovens a seguir o futuro futebolístico, foi criado em 2016 o projeto social DS Academy, do ex-jogador Danilo Santos e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

Os treinos do DS Academy acontecem três vezes por semana no campo do Estádio Municipal Edvaldo Flores. A equipe, formada por 40 meninos de 15 e 16 anos, busca participar de torneios nacionais para dar visibilidade aos jovens atletas no cenário. Em um treino realizado nesta quinta-feira (12), o treinador Danilo mencionou que o DS já revelou atletas para times profissionais e até para a seleção brasileira de base. “O time é formado por jovens de toda região, inclusive um jovem venezuelano. Teremos jogos avaliativos contra Atlético Goianiense e Vila Nova, no próximo dia 26, para mostrar os alunos aos clubes. Já passaram pelo projeto mais de 4 mil alunos e a prefeita Sheila Lemos conhece nosso projeto e tem nos ajudado”, declarou Danilo.

Kevin Simões é um dos jovens atletas promissores do elenco. Ele relata que a grande expectativa em se tornar jogador profissional. “Os treinos são bem puxados, mas sabemos que este trabalho é fundamental para o nosso desenvolvimento. Além disso, a experiência do treinador e o exemplo dos atletas que chegaram à seleção nos estimula muito”, afirmou o jogador.

O coordenador de Esportes, Luciano Pina, acrescenta que a Prefeitura tem buscado apoiar os clubes e atletas de qualquer modalidade esportiva que estão representando o município em competições fora de casa e que outras ações para o fomento do esporte estão sendo discutidas. “Estamos ajudando, através da Coordenação, para que possam se preparar e representar bem a nossa cidade. Além do DS, temos também o Conquista Futsal que vai representar a cidade na Copa Brasil em São Luís (MA) no próximo mês de setembro. O Estádio Edvaldo Flores está à disposição para que eles possam se preparar para disputar bem”, declara o Luciano. Os treinamentos do Juventude Esportiva de Vitória da Conquista (JEVC), que vai disputar o Campeonato Baiano Feminino, também são realizados no Lomanto Júnior. A estreia é contra o Bahia, dia 29, no Lomantão.

Retorno das aulas esportivas – De acordo com Luciano Pina, após consultar o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento da pandemia do Coronavírus e a Vigilância Sanitária, em breve deverão ser retomadas as aulas das modalidades esportivas que aconteciam no Edvaldo Flores. “E nós temos novidades. A partir desse ano ou início do ano que vem, nós vamos criar as seleções de base de futebol do município, categorias sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17. Já temos Seleção Municipal Feminina e vamos criar também a seleção municipal masculina para disputarmos a Copa do Sudoeste que vai acontecer em outubro, e ano que vem participar do campeonato intermunicipal de futebol”, acrescenta.