Desenvolvimento Rural
Postado em 10 de maio de 2022 as 19:31:13
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), está com uma extensa programação para atendimento de agricultores familiares da zona rural durante esta semana. Os serviços de abastecimento de água, recuperação de estradas e assistência técnica a agricultores tiveram início ontem (9) e vão até sexta-feira (13), beneficiando diversas localidades.
A previsão é de que 25 quilômetros de estradas sejam recuperados pelo interior do município ao longo desses dias. O serviço está sendo realizado em Tapera e Bandinha, na região de Cabeceira da Jiboia; nos Quatis do Fumaça, nas proximidades da barragem do Cearense, no distrito de Iguá; e nos povoados da Volta Grande e São Domingos, região da Estiva.
Enquanto isso, a Coordenação de Fomento à Agricultura Familiar está realizando uma série de reuniões para apresentar o projeto“Vamos Produzir” e os serviços e ações do órgão. Com esse propósito, a equipe participou de um encontro nesta terça (10) com membros do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), no povoado de Olho d’Água da Serra .
Os profissionais também estão articulando assistência técnica para os agricultores, com o objetivo de melhorar sua produtividade. Ontem, as orientações foram levadas ao povoado de Barreiro, distrito de Cercadinho. A atividade ainda será realizada na fazenda do Programa Palmas para Conquista, em Quatis dos Fernandes,a quinta (11); na horta comunitária do bairro Kadija, sexta-feira (12); na Fazenda Experimental de Pedra Mole, no distrito de Bate-Pé, onde é desenvolvido o Programa do Umbu Gigante também na sexta; e no assentamento Goiabeira, sábado (13).
Enquanto isso, na segunda-feira e hoje os carros-pipa da Coordenação Municipal de Abastecimento de Água, da SMDR, distribuíram 240 mil litros de água para 85 famílias das localidades de Poço de Aninha, distrito de José Gonçalves; Furadinho, Lagoa Formosa 1 e 2, Cachoeira dos Porcos e Rancho Alegre, distrito de Iguá; e Lamarão, no distrito de Inhobim.
Até sexta-feira, mais 400 mil litros de água devem chegar à zona rural, atendendo a mais 150 famílias. O serviço ainda será realizado em cerca de 40 povoados, nas regiões de Inhobim, José Gonçalves, Iguá e Bate Pé.