A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou nesta quinta-feira (11), a obra de recuperação do canal de drenagem da praça Vítor Brito, que foi seriamente danificado pelas chuvas. A intervenção será iniciada com recursos repassados ao município pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O repasse, efetivado em novembro de 2023, foi de R$ 1.636.824,88.

Esse mesmo valor será investido pela Prefeitura em outras ações de Defesa Civil que estão em andamento: a revitalização da Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América, cujo canal de drenagem também foi atingido pela força das enxurradas, e a recuperação da galeria de drenagem situada na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Conveima 1.

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, considera que o repasse é insuficiente, devido às dimensões dos danos e à complexidade dessas obras de recuperação – principalmente no caso da erosão provocada na Vítor Brito. Por isso, será necessária uma complementação municipal. “Estamos abrindo o canal para verificarmos o tamanho da extensão e tocar a obra. O restante dos recursos vai sair dos cofres do município, porque o que recebemos é insuficiente para a dimensão do que precisa ser realizado”, comentou Jackson.

Ainda segundo o secretário, a obra na Vítor Brito só pôde ser iniciada agora devido a dois fatores: a ausência dos recursos, que só foram autorizados pelo Governo Federal no final de 2023, e o recente período chuvoso em Vitória da Conquista, que também inviabilizou o início da intervenção.