A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está executando importantes obras pela cidade, a exemplo da recuperação, drenagem e pavimentação da Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América. Além disso, planeja o início da obra no canal de drenagem da praça Vitor Brito, onde se formou uma erosão ocasionada pelas chuvas. O recurso destinado à execução dessas obras foi transferido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), no final de 2023.

Segundo o secretário Jackson Yoshiura, a Prefeitura aguardava a chegada dos recursos, no valor de R$ 1.636.824,88, para iniciar a obra do canal, mas como a transferência só ocorreu em novembro, quando já havia previsão de chuvas, preferiu aguardar um pouco para começar o serviço, evitando a suspensão do serviço ou mesmo que a obra, ainda não concluída, sofresse danos e prejuízos causados pelas enxurradas. “Desde o início do problema, a Seinfra vem monitorando a situação da Vitor Brito. Não tivemos como realizar a obra antes porque não tínhamos o recurso para começar e concluir”, disse Yoshiura.

O inicio da obra na Vitor Brito está previsto para a próxima semana, quando as chuvas que atingem o município cessarem. Com o clima adequado para execução da obra, a Seinfra irá monitorar a erosão mais uma vez, para que a intervenção definitiva possa começar.

Francisco Sabino

A Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) segue com a revitalização da Avenida Francisco Sabino, que está na fase de instalação de manilhas e de tubos de polietileno no canal de drenagem. Ao todo, a obra que começou na Rua Diogo Álvares, terá a instalação de 300 metros de manilhas e 756 metros de tubos de polietileno de alta densidade (Pead).

A estrutura será responsável pelo escoamento adequado da água das chuvas, evitando alagamentos e transtornos à população. A via também contará com melhorias na pavimentação, sinalização viária e de calçadas, além da drenagem e melhores condições de mobilidade e qualidade de vida para a comunidade local.