Nessa quarta-feira, 10, durante as comemorações do 12o aniversário do Serviço de Atenção Psicossocial, que ocorrerá a partir das 15h, na Casa Memorial Régis Pacheco, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai implantar a primeira equipe de Saúde Móvel para atendimento às pessoas em situação de rua no município. O novo serviço vai interligar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo da iniciativa é promover a ampliação do acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, de forma a garantir a articulação e a integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências. O serviço funcionará de forma integrada às Unidades Básicas de Saúde e àqueles destinados à Atenção Psicossocial e à Urgência e Emergência, entre outros pontos de atenção.

A equipe multiprofissional será composta por motorista, enfermeiro, assistente social, psicólogo, dois técnicos de enfermagem e um mobilizador social que atenderá a população em situação de rua onde ela estiver, em três turnos, de segunda a sexta-feira. Durante a atuação, a equipe vai utilizar a técnica de abordagem biopsicossocial, que cuida da saúde de forma integral, acompanhando e fazendo o encaminhamento para os serviços de saúde, quando necessário.