Para facilitar o trâmite de processos e diminuir a quantidade de papel, a Prefeitura está implantando um sistema completamente eletrônico de gerir processos. Desde o dia 24 de janeiro, servidores de diversos setores já participam de um curso de capacitação sobre o novo programa de protocolo de documentos: GEP – Gestão Eletrônica de Processos. O GEP é um sistema online de movimentação de processos, que registra e agiliza o fluxo de documentos entre os setores do Governo Municipal.

A servidora Gislândia Dias, que trabalha na área de Finanças, acredita que esse sistema ajuda a reduzir o volume de arquivos físicos em cada setor. “Ajuda muito, principalmente porque economiza papel: passamos a trabalhar menos com o processo físico. Isso facilita muito a vida do servidor’’, destacou.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Lauro Oliveira, explica que, em breve, todos os processos da Prefeitura serão completamente on-line. “O sistema foi desenvolvido para se tornar uma gestão eletrônica de processos. Tudo será feito on-line e completamente registrado via web, da solicitação de conserto de uma máquina a um processo licitatório”.

Além disso, Lauro destaca que o GEP será mais ágil que os processos físicos. “Desenvolvemos um software que faz o rastreio do documento. Assim, ficará registrado o local onde o documento está e cada movimentação feita. Agora, apenas com o número do processo descobrimos em segundos tudo sobre seu andamento”, explica.

O GEP estará disponível através do site < gep.pmvc.ba.gov.br > a partir do dia 01 de fevereiro.