Mais saúde para quem mais precisa. Com este lema, o Governo Municipal entregou na tarde desta quinta-feira, 10, a Unidade de Saúde da Família de Lagoa Formosa. O equipamento foi construído com recursos do Ministério da Saúde, por meio de um convênio no valor de R$ 100 mil mais R$ 60 mil de contrapartida da Prefeitura.

“O Governo Federal liberou uma parte do recurso e a Administração Municipal empenhou a contrapartida que possibilitou a construção de uma unidade completa, com consultórios amplos, que permitirão o melhor atendimento para toda a população dessa região”, destacou o prefeito Guilherme Menezes.

A nova unidade conta com consultório odontológico, dois consultórios clínicos, sala de vacina, sala de curativo, farmácia, depósito, cozinha, sanitários e recepção. No local, o atendimento é prestado pela 17ª Equipe de Saúde da Família, composta por médica, enfermeira, cirurgião-dentista, técnicos de enfermagem, técnico de saúde bucal e agente comunitária.

Essa equipe é responsável por uma área de abrangência composta pelas seguintes localidades: Rancho Alegre, Cachoeira dos Porcos, Campo Formoso, Furadinho, Lagoa Formosa I e II, Cavalo Morto, São Mateus, Olho D’Água dos Monteiros, Chapada Velha, Farinha Molhada I e II e Lagoa de João Moraes.

Com a nova unidade, Vitória da Conquista passa a contar com 17 Unidades de Saúde da Família na zona rural. O Governo Municipal dispõe ainda de 70 postos de saúde em diversos povoados, que servem de ponto de apoio para as equipes de saúde durante a visita itinerante.

Márcia Viviane de Araújo

“Essa é mais uma demonstração de um governo que se preocupa com o homem do campo e que tem buscado consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso à saúde para todos”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.

Vivaldo Paiva

Aprovação da comunidade – Para o agente comunitário de saúde de Lagoa Formosa, Vivaldo Paiva, que há 16 anos atende na região, hoje foi um dia festivo. “Estamos muito alegres, eu e as 120 famílias que atendo na região. Agora ficou bem melhor com a unidade mais perto”, comemorou Vivaldo.

Quem também celebrou muito foi Dona Iraildes Viana, filha do doador do terreno onde o equipamento foi construído, o senhor Joaquim Viana. “Estávamos tão ansiosos com este momento. Fico feliz, pelo fato de meu pai ter doado este terreno, se ele estivesse aqui também estaria muito feliz de estar recebendo essa benção”, contou.

Iraildes Viana

Para Vitória Prado, moradora da comunidade, a unidade era um desejo antigo. “Era um sonho. Aqui pra gente vai ser uma maravilha”, declarou.

Vitória Prado

Participaram da cerimônia de entrega a equipe do Governo Municipal e os vereadores Nelson Vieira, Ricardo Babão, Florisvaldo Bittencourt, Lúcia Rocha, Juvêncio Amaral e Luciano Gomes.