Moradores da Limeira e de outras localidades da região de Cabeceira do Jiboia se reuniram na tarde desta quarta-feira (8), um dia antes de Vitória da Conquista completar 183 anos da emancipação política, para participar do ato de reinauguração da Escola Municipal Domingos de Oliveira.

Desde 2022, a escola vinha passando por um processo de reforma e ampliação no mesmo padrão que vem sendo implantado na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Essa foi a 74ª unidade de ensino entregue pelo Governo Municipal desde o início de 2021. “Quero trazer este presente para vocês, na véspera do aniversário de Vitória da Conquista”, anunciou a prefeita Sheila Lemos.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed) ampliou o sanitário masculino, construiu sala dos professores, instalou forro em todas as salas e uma nova cobertura metálica no pátio, que também teve o piso revitalizado. As salas também receberam a aplicação de cerâmica e toda a área externa do prédio recebeu novo revestimento.

As instalações elétricas e hidráulicas foram revisadas, o telhado recebeu reparos e as portas e fechaduras foram substituídas. A Smed construiu ainda uma central de gás do tipo GLP, fez a readequação de espaços, reparos em alvenaria e pinturas lúdica e geral. “Queremos que as escolas da zona rural estejam no mesmo padrão das escolas da zona urbana. O ensino tem que ter a mesma qualidade, porque sabemos que só a educação transforma uma sociedade”, comentou a prefeita.

Segundo Sheila, esse padrão de qualidade, tanto em termos de infraestrutura quanto de ensino, será estendido a todas as unidades da Rede. “Estamos atrás de recursos para isso”, observou a gestora, que enumerou ainda uma série de iniciativas do Governo Municipal que estão em andamento em outras áreas, além da educação – a exemplo da recuperação de estradas rurais, do projeto Ilumina Conquista, da revitalização do Parque da Lagoa das Bateias e dos investimentos na melhoria da estrutura e do atendimento no sistema de saúde.

A revitalização foi resultado de um investimento de R$ 157,4 mil e deu à escola um aspecto completamente diferente do que tinha há quase trinta anos, quando foi inaugurada com estrutura pré-moldada e apenas duas salas. De lá para cá, intervenções foram sendo feitas ao longo dos anos. Porém, segundo o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, as dimensões da reforma atual eram inéditas.

“Houve aqui um empenho nosso, sob a orientação da prefeita Sheila Lemos, para que a gente tornasse esta escola uma unidade com estrutura de qualidade, e que pudesse acolher melhor os alunos, os funcionários, os professores e os gestores”, observou o secretário. “Foi feita, verdadeiramente, uma reconstrução da escola, porque o prédio original era muito antigo, de décadas”, pontuou ainda o titular da Smed.

“Comunidade está satisfeita”

Atualmente, a Escola Municipal Domingos de Oliveira conta com 398 alunos matriculados, cursando Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação para Jovens e Adultos (EJA). A unidade sedia o Círculo Escolar Integrado da Limeira, que integra ainda outras três escolas de menor porte. No total, o CEI atende a quase 600 alunos de comunidades como Bandinha, Riachinho, Lagedinho, Pau de Copa, Boa Vista e Fazenda Brejo, entre outras situadas no entorno da Limeira.

“A comunidade está muito satisfeita”, contou a diretora do CEI, Liliane Novaes. “Nós lutamos muitos anos por melhorias”, relatou a gestora escolar. “O que foi feito nesta gestão, não foi feito em gestão nenhuma. A gente está agradecido pela melhoria feita aqui. A qualidade do nosso trabalho e o conforto dos alunos melhoraram”.

A observação da diretora foi atestada por Iara Silva, que representou as mães dos alunos na cerimônia. “A educação não tem preço. Sua falta tem custo. E, hoje, vemos como a escola evoluiu”, avaliou Iara.

O estudante Fabrício Gomes, 14 anos, atualmente estudando no 8º ano do Ensino Fundamental, também elogiou as mudanças operadas na escola que ele frequenta desde que se matriculou na Educação Infantil. “A escola ficou diferente e ela nunca teve uma reforma tão grande como essa”, comentou. Fabrício diz ter apreciado, especialmente, a nova decoração do prédio. “Eu gostei, ficou legal. Um ambiente assim, para ensinar, é bom”, disse o adolescente, que mora na comunidade de Lagedinho.

“Nós temos avançado”

Moradores da região da Limeira, os vereadores Luciano Gomes e Nelson de Vivi também participaram da cerimônia e comentaram sobre o trabalho feito na Escola Municipal Domingos de Oliveira. “É uma alegria compartilhar este momento tão importante na nossa comunidade”, exultou Luciano, que representou o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira.

Ao falar aos conterrâneos, Nelson elogiou os investimentos do Governo Municipal na educação. “A prefeitura está reformando todas as escolas de Vitória da Conquista. E nós temos avançado a cada ano na melhoria dos índices do Ideb”, afirmou o parlamentar.