A Academia da Saúde do Bairro Brasil foi totalmente requalificada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e entregue à comunidade da Zona Oeste, na manhã desta quinta-feira (20), pela prefeita Sheila Lemos. No local, a SMS realizou uma atividade da campanha do Outubro Rosa voltada às mulheres que frequentam diariamente a academia.

Desde que foi inaugurada, em 2015, a A Academia da Saúde do Bairro Brasil ainda não tinha passado por uma reforma como a atual. “Fizemos a requalificação desse espaço e depois de dois anos enfrentando esse monstro invisível da Covid-19, voltar hoje com o equipamento de saúde é muito importante para que vocês mantenham a saúde, com atividades que não deixam de ser de descontração e lazer”, afirmou a prefeita em seu discurso à comunidade.

Ainda segundo Sheila, o objetivo é que toda a população da zona oeste possa aproveitar o equipamento e todos os outros espaços que estão sendo feitos na região. “Já foram três praças reformadas, o Murilão que vai abrir suas portas esse ano para que a comunidade utilize. Queremos trazer mais investimentos para o bairro Brasil, melhorar os espaços de convivência, e nós vamos fazer também a unidade de saúde do Patagônia”, complementou a gestora.

Na requalificação da academia, foram feitos reparos em infiltrações nas salas de acolhimento e convivência, troca de vitrais das janelas e colocadas novas grades de proteção, pintura do prédio e reforma dos equipamentos de ginástica dispostos na área verde.

Quem aprovou a reforma foi dona Izaulina Pereira, de 62 anos, que mora no bairro Santa Helena e é frequentadora assídua do serviço. “A academia tá linda! Melhorou bastante. Gosto demais daqui, faço academia aqui quase todo dia com o professor Ariano, faço os exercícios tudo direitinho”, contou.

A entrega da reforma foi comemorada com uma ação de combate ao câncer de mama, aproveitando o mês de mobilização. Foi feita palestra educativa sobre o tema, prática de atividades físicas, além da oferta do exame de hemoglobina glicada, aferição de pressão arterial, distribuição de brindes e diversos serviços de beleza em parceria com o Movimento Donas de Casa (MDC).

Maria José

Dona Izaulina

Moradora do bairro Brasil, Maria José Rocha, de 53 anos, é frequentadora da academia e foi conferir de perto o resultado da reforma e ainda participar das atividades do Outubro Rosa. “Tem mais de seis meses que eu estou vindo firme e vendo os benefícios. Já fiz minha mamografia essa semana, então estou tendo sempre os cuidados e incentivando as colegas também para procurar o posto de saúde e fazer os exames para prevenir, fazer os exercícios e ter uma alimentação boa”, contou Maria.

A academia

A Academia da Saúde do Bairro Brasil atende as comunidades dos bairros Brasil, Urbis II e III, Santa Cruz, Santa Helena e Bateias, e é gerida pela equipe do multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Atenção Básica (Nasf-AB), composta por psicólogo, educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico. Diariamente são promovidas atividades físicas em grupos e individuais, atendimentos e educação em saúde buscando incentivar a alimentação saudável dos frequentadores.

“Estamos bem felizes com a requalificação desse equipamento. A Academia da saúde é um projeto lindo do Ministério da Saúde e muito importante trabalhar a promoção da saúde, a prevenção da doença de pessoas que são hipertensas e diabéticas e precisam se exercitar. E é a nossa equipe do Nasf que cuida tão bem desse equipamento, lideram as atividades e fazem tudo acontecer”, finalizou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.