Neste sábado, 20, todas as unidades básicas e de saúde da família estarão abertas das 8h às 17h para vacinação contra gripe. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ainda estará disponibilizando postos de vacinação em praças, supermercados, igrejas, escolas, entre outros lugares, para atender o maior número de pessoas possível. Oobjetivo é facilitar o acesso da população à vacina.

Crianças a partir de seis meses a menores de dois anos de idade, gestantes, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e pessoas com doenças crônicas (com prescrição médica) estão entre o público alvo.

A vacina combate os principais vírus da influenza, que circulam principalmente durante o inverno: o vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A campanha segue até o dia 26 de abril em todas as unidades de saúde.

Em Vitória da Conquista, estima-se que 56.897 pessoas recebam a vacina. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% desse grupo.

PrevençãoO Ministério também orienta a população sobre a adoção de medidas simples de prevenção para evitar a gripe, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes e aglomerações se estiver com sintomas da gripe, além de proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. A medida possibilita ao médico avaliar a necessidade de prescrever os antivirais específicos para a gripe, disponíveis de forma gratuita nas unidades da rede pública.

(Com informações do Ministério da Saúde)