Coleta de lixo segue um cronograma rigoroso para atender os imóveis residenciais e comerciais

Com uma população estimada em 343.643 habitantes, segundo dados do IBGE de 2021, Vitória da Conquista produz cerca de 223 toneladas de lixo por dia. Esse volume anual de resíduos equivale a uma média de 5,8 mil toneladas por mês. No ano passado, a Prefeitura coletou mais de 70 mil toneladas de resíduos sólidos no município. Isso representa a mesma quantidade de toneladas de trigo vendidas ao Brasil pela Rússia, em 2021, segundo a T&C Consultoria Agroeconômica.

O investimento é de mais de R$ 2,1 milhões mensais em coleta. Os recursos provêm da arrecadação do IPTU, da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (TMRS), conhecida como taxa de lixo, e de outros tributos. Além da coleta, o trabalho da Prefeitura para garantir limpeza pública de qualidade inclui a varrição e outros serviços.

A coleta e o transporte do lixo são feitos pela empresa Torre e seguem um cronograma rigoroso para atender os imóveis residenciais e comerciais em todos os bairros da cidade. Após a coleta, os resíduos são levados para o aterro sanitário municipal, onde é coberto e recebe o tratamento ambiental necessário para não ficar exposto à natureza.

Resíduos produzidos na cidade são compactados e descartados no aterro sanitário municipal

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Kairan Rocha, é alto o custo para coletar, transportar e dar destinação final ao lixo recolhido. Isso é agravado pelo crescente aumento na geração dos resíduos, o que acaba impactando diretamente no meio ambiente.

Outros problemas apontados por Kairan são o descarte irregular e inadequado do lixo convencional pela população, a não separação de materiais orgânicos e não-orgânicos ou recicláveis, e ainda o problema do descarte de resíduos da construção civil em terrenos baldios ou em vias públicas de bairros urbanos. “Mesmo a Prefeitura fiscalizando o descarte de entulho, isso acaba acontecendo porque muita gente ainda não se conscientizou de que essa é uma ação prejudicial à natureza e à população como um todo”.

Investimento em educação ambiental

Para sanar essa dificuldade, a Prefeitura tem se aproximado de associações de pessoas ligadas ao comércio de materiais recicláveis, propondo ações educativas que incentivam a separação prévia dos resíduos, antes do descarte. A iniciativa envolve ainda o diálogo com órgãos como o Ministério Público Federal. “Temos dialogado com as associações de catadores e com órgãos de controle, como o MPF, para implementar a coleta seletiva de forma efetiva em Vitória da Conquista”, informa o secretário.

“Queremos trazer as associações para dentro do processo e intensificar as ações de educação ambiental para conscientizar a população a separar os resíduos em suas residências. Assim, vamos beneficiar os catadores que fazem esse trabalho e auferem lucro exercendo essa atividade laboral de separação e revenda, de logística reversa, com os resíduos”, reforçou Kairan.

Ecoponto

Um dos resultados desse diálogo é que a Prefeitura vai instalar, no bairro Vila América, o primeiro ecoponto. Trata-se de um contêiner que estará à disposição do público todos os dias, durante 24 horas, para que as pessoas possam descartar o lixo de forma adequada. O contêiner terá compartimentos reservados para diferentes tipos de materiais, a exemplo de vidro, plástico, metal, entre outros.

Prefeitura vai intensificar ações de educação ambiental e incentivar a população a fazer separação prévia dos resíduos

“Cada ecoponto terá um catador responsável. E, dentro deles, haverá espaço para que o catador possa circular e colocar os bags para armazenar os materiais. A ideia é que eles façam esse armazenamento diário, e a comercialização semanal”, informa o secretário.

A Prefeitura prepara a instalação de mais dois ecopontos, em locais ainda não definidos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep). “A perspectiva é de no futuro criarmos ecopontos maiores. E também de retomar o trabalho da coleta do material reciclável dentro das casas, como o caminhão, em dias específicos. Estamos trabalhando também na construção e elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que a gente ainda não tem em Vitória da Conquista”, afirma o titular da Sesep.

Denúncias

“Precisamos conscientizar a população sobre a necessidade da destinação correta dos resíduos, e também para que atue como fiscal, denunciando as ações ilegais para que elas sejam combatidas”, disse Kairan.

Os cidadãos podem denunciar o descarte irregular de resíduos de construção civil, por exemplo, à Sesep, pelos números (77) 3420-7008 e (77) 3420-7028, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.