O processo de instalação nos tablets começou em agosto e está em andamento

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista realiza ações para organização da Atenção Básica no acompanhamento e monitoramento dos casos de Covid–19. A mais nova é a implantação da ficha de síndrome gripal no tablet do agente de saúde. Os Agentes Comunitários de Saúde, em cada visita domiciliar realizada, registra no tablet a existência de moradores com sintomas gripais e acompanha esses casos de síndrome gripal.

Essa ação, além de reduzir custos financeiros, colabora com a redução da transmissão da Covid-19, já que os Agentes evitam o manuseio de fichas de papel; também detecta precocemente pessoas com sintomas compatíveis com COVID-19 e fornece relatórios com informações importantes para o planejamento e desenvolvimento de ações para o enfrentamento e controle da COVID-19 no nosso município.

A Diretoria de Atenção Básica de Vitória da Conquista, com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolveu a Ficha B SG, para ser utilizada através do aplicativo kobo Collect, no próprio tablet do Agente Comunitário de Saúde. A utilização da Ficha B pelos agentes foi determinada pela nota técnica nº 005/2020 da Secretaria Estadual de Saúde