O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, é uma data comemorativa promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos ligados à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

Ao longo da última década, o movimento de inclusão das pessoas com deficiência ganhou importância no Brasil, repercutindo em avanços sociais para todos. Em Vitória da Conquista, o Governo Municipal, além de empossar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, aderiu este ano ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, um programa desenvolvido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDP), órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Luís Fernando, “o órgão é um importante instrumento criado pelo município que luta para garantir a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência em todas as áreas, a exemplo da educação, saúde, transporte. No Brasil, temos uma vasta legislação e para que ela não fique apenas na teoria, os conselhos são fundamentais nesse processo, fiscalizando e exigindo o cumprimento na prática de todas as políticas”, afirmou. O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência tem a finalidade de definir a política municipal de interesse das pessoas com deficiência e promover atividades que contribuam para a efetiva integração cultural, econômica, social e política dessa parcela da população.

As ações não param por aí. A Prefeitura de Vitória da Conquista se preocupa, ainda, em dotar a cidade com a infraestrutura viária básica e investir em acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Essa política se efetivou ao decorrer dos anos, por meio da construção de passagens elevadas e passarelas em avenidas e canais de drenagem para atender, em especial, esse público, além da inserção do transporte coletivo adaptado.

Recentemente, o prefeito Guilherme Menezes se reuniu com o vereador Coriolano Moraes e o fisioterapeuta Bruno Carneiro para discutir um projeto de lei para a criação do serviço de táxis adaptado no município. Essa iniciativa só vem confirmar o empenho do Governo Municipal em promover o desenvolvimento de Vitória da Conquista em todos os setores.