O prefeito municipal, Herzem Gusmão, avalia os resultados do programa “Educar Pra Valer” no município

Construir uma educação de qualidade para a formação das futuras gerações é o principal compromisso de todo gestor. Em Vitória da Conquista, não seria diferente, novas práticas e experiências bem sucedidas testadas em algumas cidades brasileiras, a exemplo de Sobral (CE), têm servido como modelo de gestão educacional.

Em visita à Secretaria Municipal de Educação, o prefeito municipal, Herzem Gusmão, e a primeira dama, Luci Gusmão, participaram na tarde desta quinta-feira (19) de uma reunião para a apresentação da prestação de contas do programa “Educar pra Valer – Boas Práticas de Gestão”. Eles foram recebidos pelo secretário de Educação, Esmeraldino Correia, junto aos coordenadores e gestores de toda a Rede Municipal de Ensino.

O Prefeito salienta a importância do desafio do município em sediar o programa que é pioneiro na gestão educacional do país. “Visitamos a cidade de Sobral e vimos o resultado extraordinário feito com a educação de lá. Buscamos sempre nos inspirar nos bons exemplos, pois não queremos apenas melhorar estatísticas, mas entregar um serviço de excelência como a população conquistense merece”, declara Herzem.

A primeira dama e professora aposentada, Luci Gusmão, ressalta a importância de se investir em práticas de gestão da educação

A primeira dama e professora aposentada, Luci Gusmão, acrescenta que as políticas voltadas à educação no Brasil devem sempre ser prioritárias. “Fui professora por vocação e acredito no papel dos profissionais da educação como agentes transformadores da sociedade. Apesar dos desafios, a causa da educação merece e deve ser apoiada por toda a comunidade”, aponta Dona Luci.

O Secretário de Educação, Esmeraldino Correia, ressalta o empenho de toda a secretaria para uma melhor qualidade do ensino. “A educação é como uma criança que requer cuidados especiais. É dessa forma, com planejamento e gestão, que faremos uma educação voltada para o futuro e ao mesmo tempo mostrando bons resultados já imediatos”.

Programa Educar Pra Valer – No ano de 2018, Vitória da Conquista foi a única cidade baiana escolhida para receber o programa: “Educar Pra Valer – Boas Práticas de Gestão” da Fundação Lemann. O projeto utiliza como referência as boas práticas de gestão pública da educação realizadas pela Prefeitura de Sobral.

De acordo com o sistema educacional e as ações do programa sobralense “Alfabetização na Idade Certa”, o Programa Educar pra Valer trabalha apoiando os municípios de todo o Brasil, em busca da melhoria em seus resultados.

Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Smed, Tânia Novais, dados do último ano já apontam uma melhoria da qualidade do ensino em Conquista. “a avaliação será feita em fevereiro de 2020 e temos alguns pontos a serem trabalhados para o alcance da meta desejada. No entanto, já notamos bons resultados graças a esse novo modelo de gestão”, explica.