O prefeito Herzem Gusmão: “é compromisso do governo que o Ideb cresça, que nossas crianças aprendam melhor”.

Em visita ao município de Sobral (CE), o prefeito Herzem Gusmão e a secretária de Educação de Vitória da Conquista, Selma Oliveira, assinaram na manhã desta terça-feira (3) quatro termos de cooperação para o compartilhamento de sistemáticas e boas práticas gerenciais na área de Educação. O método já é utilizado pelos municípios de Sobral, de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará.

Com a assinatura dos termos, a Secretaria de Educação de Vitória da Conquista passa a ter acesso a materiais didáticos exclusivos, ao modelo de gestão e estrutura da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional de Sobral, ao modelo de acompanhamento pedagógico e ao sistema de avaliação externa do município.

O prefeito Herzem Gusmão assina os termos de compromisso

Isso significa que a Prefeitura de Vitória da Conquista está apta a utilizar todas as ferramentas próprias da rede de ensino de Sobral – e que auxiliaram o município a alavancar o seu Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em um período recorde. “Muitas vezes as redes de ensino gastam esforço e dinheiro para desenvolver bons materiais, bons sistemas, e esses materiais, sistemas, não são compartilhados com outros municípios. Com os termos de cooperação, abre-se a porta para que Vitória da Conquista possa solicitar o[s materiais] que desejar ao município de Sobral. Um livro didático de determinada secretaria, por exemplo”, explicou a professora Márcia Campos, uma das organizadoras do Programa Educar para Valer.

Para a secretária de Educação de Vitória da Conquista, Selma Oliveira, a assinatura dos termos de compromisso é de importância vital para o futuro da rede de ensino conquistense. “A assinatura nos compromete e nos mostra novos caminhos a percorrer. Temos mais um importante instrumento para que o nosso Ideb se transforme e os nossos alunos cresçam e sejam valorizados”.

“A assinatura nos compromete e nos mostra novos caminhos a percorrer”, disse a secretária de Educação Selma Oliveira

Já o prefeito Herzem Gusmão se disse honrado em fazer parte deste importante capítulo para a Educação do município: “Sempre digo que é compromisso do governo que o Ideb de Conquista cresça, que as nossas crianças aprendam melhor. Não estamos sozinhos neste desafio porque Sobral, com muita hospitalidade, com muita paciência, está nos ensinando os melhores caminhos para melhorar. Assinar esses termos de compromisso foi de uma felicidade imensa. Felicidade maior terão os nossos alunos, por serem educados com mais qualidade, e crescerem com orgulho da educação conquistense”, comemorou.