A abertura da 7ª Semana do Bebê aconteceu na manhã desta segunda-feira (5), no auditório do Planetário Professor Everardo Públio de Castro, com a presença da prefeita Sheila Lemos. A iniciativa faz parte do Selo Unicef e é um trabalho intersetorial das secretarias municipais de Educação (Smed), Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Semdes), como também da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC).

A Semana do Bebê faz parte do calendário municipal, de acordo com o Decreto nº 19.951, de 2 de dezembro de 2019. O evento tem como objetivo preparar os pais para garantir o cuidado integral dos bebês na primeira infância, para o seu bom desenvolvimento até a idade adulta. A programação vai até o dia 10 de dezembro, com oficinas, cursos e rodas de conversas.

Em sua fala, a prefeita Sheila Lemos, que também é mãe, relembrou as emoções e desafios enfrentados pela mulher ao longo da gestação e no início da vida dos filhos. “Hoje é um dia muito importante, em que estamos mobilizados para discutir a vida dos nossos bebês. O município dispõe de uma rede articulada com toda a estrutura para um atendimento intersetorial às mães e às suas crianças, desde o início da gestação, e que passa pela saúde, educação e assistência social. O Governo para Pessoas cuida dos cidadãos desde o início, no desejo que tenham uma vida digna e feliz”, afirmou.

Representando o presidente da FSVC, Diogo Azevedo, a assessora da Diretoria Geral da Fundação, Mônica Rodrigues, falou sobre a importância do evento. “Assegurar o direito da primeira infância, todo o atendimento. Para isso, a gestão municipal se empenha em estar desenvolvendo todas as ações para que essas mães e as crianças sejam contempladas em todos os âmbitos da gestão, que vai da educação, à saúde e aos conselhos, até os seis anos de idade, do nascimento aos seis anos de vida”, destacou.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, as mulheres encontram toda a assistência necessária na rede de saúde. “Começa desde a gravidez, com a atenção à saúde da mulher, fortalecendo com o crescimento e desenvolvimento da criança nas unidades de saúde, fazendo a sua assistência dentro desse equipamento, a gente faz a vacinação, prevenção da sífilis. E com isso a gente tem o Esaú Matos, a gente consegue que a mulher faça essa visita ao Esaú pra entender como vai ser o seu parto, fortalecendo o vínculo da mulher junto da criança e com a sua família, os pais que ali estão. Então é fortalecer essa fraternidade e maternidade para que esse bebê chegue com mais carinho ao mundo”, disse.

Articuladora do Selo Unicef em Vitória da Conquista, Polímnia Cassimiro destacou que os cuidados com a primeira infância são um ponto essencial dentro das políticas públicas para crianças preconizadas pelo Selo. “Nós atendemos ao Resultado Sistêmico 1, que é o desenvolvimento integral da primeira infância, com a Semana do Bebê, com ações nos Cras, nos postos de saúde, nas escolas, todos priorizando o desenvolvimento integral das crianças de zero aos seis anos”, ressaltou.

Também participaram da mesa de abertura do evento, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry; a coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Carla Mascarenhas, representando o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leda Freitas.

 

Bebê prefeita – Nos dois anos em que a Prefeitura de Vitória da Conquista esteve sob a gestão de uma prefeita mulher, coincidentemente as Bebês Prefeitas também foram meninas. Laura Dias Alcântara veio ao mundo às 19h30 de ontem (4), sendo a primeira bebê nascida no Hospital Esaú Matos nesta semana. Junto com o título de Bebê Prefeita, também recebeu presentes e itens de enxoval.

Laura é a segunda filha de Rebeca Dias, mas pela primeira vez ela fez o parto no Esaú Matos. “Fui super bem vista, tanto pelo posto de saúde quanto pelo Esaú Matos, isso foi muito reconfortante pra mim. Eu sofri algumas coisas na primeira gestação, e isso me deu certo medo, e na segunda eu já fui com certo receio de sofrer novamente, graças a Deus não aconteceu”, contou. Moradora do bairro Cidade Modelo, Rebeca esteve acompanhada pelo marido, Fernando.

A prefeita Sheila Lemos fez a entrega simbólica das chaves da cidade para a pequena Laura. O título de Bebê Prefeita foi passado por Ana Ketllen Cunha, que ocupava o posto desde o ano passado. Ana Ketllen se despediu do título de Bebê Prefeita no mesmo dia em que completou um ano de idade, e por isso, ganhou um bolo de aniversário e uma pequena celebração ao fim do evento.