Depois de entregar a última etapa da revitalização da Avenida Olívia Flores, ontem (21), a prefeita Sheila Lemos afirmou que o projeto executado na via será estendido a outros bairros da cidade, com ciclofaixa, pista para caminhadas, paisagismo, iluminação de led, entre outros aspectos urbanísticos. Serão revitalizadas avenidas como a Brumado, no bairro Brasil, e a avenida principal do Cidade Modelo.

Segundo a prefeita, a proposta do Governo Para Pessoas é proporcionar a toda população acesso a espaços de lazer e valorizar os espaços urbanos da forma mais igual possível, “Vamos levar o modelo da Olívia Flores, como ela está agora, para outras avenidas importantes de Vitória da Conquista, especialmente na Zona Oeste. Queremos uma cidade cada vez mais bonita e igual”, afirmou a gestora.

Avenida Modelo. no bairro Cidade Modelo

Na Avenida Modelo, que fica entre a Avenida Paraná e a Lagoa das Bateias, no extremo oeste da área urbana, a Emurc executa a revitalização dos quase 2,8 quilômetros de extensão. Os principais pontos são a construção de 1,4 quilômetro de canteiro central, ciclovia, calçada com piso acessível e paisagismo – o qual, segundo a ideia original, deverá incluir espécies de plantas já existentes no local e outras com características ornamentais.

A revitalização contempla tanto a parte mais antiga da via quanto o trecho de 360 metros que faz a conexão com a Lagoa das Bateias. A parte da avenida que está sendo trabalhada pela Prefeitura já conta com aproximadamente 1,8 quilômetro de sistema de drenagem superficial.

Ariomar Porto, que trabalha há dois anos e meio em uma loja de material de construção situada na avenida Modelo, recorda o período anterior ao asfalto e revela que os vizinhos acompanham com alegria o processo de pavimentação. “Aqui era uma poeira que não acabava nunca. Quando chovia também era lama, uma atoleiro só. Hoje a gente sente a diferença e vemos que estão todos felizes com o asfalto”, afirmou Ariomar.

Ariomar Porto

Avenida Modelo é um dos trechos da Perimetral

A Avenida Modelo está incluída no trajeto da Perimetral, um corredor que interliga toda a área urbana de Vitória da Conquista, do oeste ao leste, abrangendo vários bairros e sem passar pela região central da cidade. Aproximadamente 80% do cronograma da obra já está concluído.

Somente nos trechos da Perimetral que incluem os bairros Cidade Modelo e Morada dos Pássaros já foram investidos aproximadamente R$ 7,3 milhões, entre recursos federais e municipais. Em termos gerais, faltam apenas esses locais para que a Perimetral seja totalmente concluída.