A manhã desta sexta-feira (18) foi marcada pelas disputas finais dos Jogos Estudantis, realizados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Mais de 50 estudantes-atletas de 11 a 14 anos, competiram, no Estádio Municipal Edvaldo Flores, nas modalidades de futsal e baleado pelo título de campeão.

A prefeita Sheila Lemos acompanhou o início das competições e anunciou que os Jogos Estudantis entrarão para o calendário de eventos da Rede Municipal de Educação. “Afinal, não tem como dissociar educação de esporte, de saúde, com todo o bem-estar que nos proporciona. E saibam que todos os que aqui competiram já são vitoriosos, independente das medalhas e troféus”, afirmou.

Prefeita foi uma das homenageadas durante o evento

Os Jogos tiveram início em setembro, com os interclasses, mobilizando aproximadamente 3 mil alunos de 36 escolas. A competição, como lembra o coordenador de Educação Física no Núcleo Pedagógico da Smed, Miquéias Pereira, surgiu da demanda dos próprios professores. “Por isso, é motivo de alegria ver esse resultado, ver como o projeto foi abraçado por toda a rede e como ele proporcionou a integração entre os alunos das áreas urbana e rural”, disse.

Maira Soane

A aluna do 9º ano da Escola Municipal Alaor Coutinho, Maira Soane, também gostou da novidade. Ela competiu no futsal e no atletismo, modalidade que também integrou os Jogos. “E eu achei muito boa essa atividade. Gostei dessa dinâmica porque me aproximou de colegas de outras salas, de outras escolas e, além disso, aprimorou meu futebol. Agora estou com mais experiência. Que bom que agora vai ter todos os anos!”, comemorou.

Além dos Jogos Estudantis, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, também falou que os investimentos devem ser feitos na área esportiva da Smed como um todo. “O esporte é fundamental para a formação e para a vida de todo o ser humano. E entendendo isso, serão feitos investimentos no esporte em todos os níveis, não só com jogos, torneios, mas também com aquisições de materiais”, contou.

As finais dos Jogos Estudantis contaram ainda com uma comissão de árbitros disponibilizada pela Coordenação Municipal de Esportes, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.