Desenvolvimento Social
Postado em 18 de setembro de 2013 as 18:28:46
Apresentar e avaliar os resultados obtidos pelo Pré-Vestibular Quilombola nos últimos anos. Foi com esse objetivo que membros do cursinho se reuniram na manhã dessa quarta-feira, 18, com os secretários municipais de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Eliabe Gouveia; de Governo, Edwaldo Alves; e de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, na Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), com a representante da Secretaria de Educação, Elizabeth Lopes e com o coordenador do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial, Uelber Barbosa.
O Pré-Vestibular Quilombola é uma iniciativa que a Prefeitura Municipal desenvolve desde 2009, em parceria com comunidades quilombolas e com o apoio da Diretora Regional de Educação (Direc 20), do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), no sentido de fortalecer a política de promoção da igualdade racial.
Segundo o coordenador do cursinho, Flávio Passos, os resultados alcançados até o momento são expressivos e os números demonstram isso. Mais de 500 quilombolas de diversas comunidades foram mobilizados e 140 foram aprovados em universidades federais e estaduais, sendo 130 na Uesb, 6 na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e 4 na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
“A nossa expectativa é que esses jovens que estão aqui se emponderem para que assumam um compromisso de trabalho com suas respectivas comunidades”, informou Flávio.
Política de Igualdade – O Pré-Vestibular Quilombola é uma das ações que integra a Política de Promoção da Igualdade Racial no município. Somente este ano, 100 alunos já foram inscritos em duas turmas: uma composta por pessoas de comunidades quilombolas, mas que já moram na sede, comunidades de terreiro e movimento hip hop e outra específica para o curso de Medicina, para alunos oriundos de escolas públicas.