A Prefeitura de Vitória da Conquista vem mantendo uma parceria com empresas da cidade e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a fim de estimular a geração de emprego e contratação de jovens para trabalhar no comércio local – mesmo que ainda não tenham adquirido experiência profissional.

A equipe do Governo Municipal solicitou à entidade um apoio para que os lojistas de Vitória da Conquista fossem incentivados a aumentar suas cotas de vagas para empregos temporários durante o período natalino. O resultado, pelo menos parcialmente, tem sido positivo. Segundo a CDL, as expectativas são de que, em 2024, apareçam pelo menos 600 vagas para empregos temporários em Vitória da Conquista – ou seja, um aumento de quase 20% em relação a 2023, quando surgiram cerca de 500 vagas.

“É um aumento significativo em relação à contratação. Isso, é claro, se dá também pelo otimismo do mercado”, avalia o presidente da CDL, Márcio Pedro da Costa. Segundo ele, as vendas durante o Natal de 2024, em todo o Brasil, poderão ter um aumento de 3% em relação às do ano passado. E, na Bahia, o aumento previsto é de 3,6%. “É realmente algo que motiva os jovens, gera emprego e, com certeza, contribui para a sociedade como um todo”, observa Márcio Pedro.

Ainda segundo o presidente da CDL, cerca de 20% dos jovens contratados para empregos temporários acabam sendo efetivados posteriormente. Um percentual que tem potencial para ser maior, garante ele. “Muitos lojistas me falaram que teriam condições de efetivar um terço do que eles contratam como temporário, ou seja, mais de 20%”, diz Márcio, acrescentando que essa margem de efetivação está diretamente vinculada ao desempenho dos jovens contratados: “Isso se ele conseguir um terço de pessoas comprometidas, pontuais e proativas, que realmente sugerem resultado e gostam do trabalho que está sendo desenvolvido junto com a empresa naquele período temporário”.

Márcio dá o exemplo de uma loja de Vitória da Conquista, cujo proprietário informou à CDL a disposição para contratar até 15 pessoas de forma temporária em 2024. E que, se conseguisse um bom resultado, poderia aproveitar cinco delas para empregos definitivos. “Essa loja se encarregou de fazer essa contratação dos jovens, mesmo em experiência, para que eles tivessem essa oportunidade de mostrar a competência deles e entrar no mercado de trabalho”, registra Márcio Pedro.

Capacitações

O Governo Municipal oferece programas de qualificação profissional por meio de cursos, treinamentos, oficinas, workshops, além de parcerias firmadas com instituições de ensino, fundações, consultorias e as empresas do Sistema S (Sebrae, Senac, Sesi, Senai).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) também oferece a intermediação de mão de obra, em parcerias com empresas para divulgação das vagas e captação de currículos. Há um apoio a empresas locais na fase de recrutamento, a exemplo do Grupo DMA Distribuidora, que vai ofertar cerca de 200 vagas de trabalho entre 16 e 25 de dezembro.

A Prefeitura também firmou parceria com a Indústria Dass para a contratação de pessoas. “A parceria com a Dass é antiga, profícua e bastante importante, particularmente para o setor da Economia Solidaria”, defende o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira. E, ao lado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Governo Municipal promoveu uma ação com o objetivo de captar currículos e preencher até 400 vagas de trabalho. Espera-se que essa ação dure até março de 2025.

Em breve, será lançada uma plataforma online, através do portal Tudo Fácil, para que as empresas possam cadastrar suas vagas de emprego e as pessoas cadastrem seus currículos. É importante registrar que o número de vagas disponibilizadas é determinado pela própria empresa que as solicita. Por ora, a SMDE recebe demandas por currículos de grandes e pequenas empresas, a fim de preencher vagas que surgem de acordo com as necessidades e chegam até a secretaria por meio de solicitações espontâneas, ou pela divulgação dos serviços da SMDE.

Pré-requisitos

Os requisitos para o preenchimento de qualquer vaga são fornecidos e determinados pela empresa contratante. Nas empresas maiores, há um manual prévio com a previsão de cargos, salários e benefícios. Já nas microempresas, quando necessário, a Prefeitura oferece auxílio na definição do perfil dos candidatos, junto com o empresário.

Para receber o apoio da SMDE, a empresa deve ser estabelecida em Vitória da Conquista.

Política pública

A SMDE oferece capacitações de forma ampla e gratuita. Há um direcionamento da temática dessas capacitações para os setores em que há mais falta de pessoas habilitadas. Por exemplo, as áreas têxteis, de logística e de expedição. No caso da Dass, há um contrato com o Sesi/Senai para a capacitação inicial de mão-de-obra.

E, para 2025, um dos objetivos do Governo Municipal é ampliar as ações de capacitação de mão-de-obra.

Segundo a SMDE, a Prefeitura cumpre uma política pública de geração de trabalho, renda e desenvolvimento econômico, a fim de melhorar o ambiente de negócios e a qualificação de mão-de-obra. É importante oferecer às empresas o suporte necessário para a contratação de pessoas. Isso contribui para a redução do desemprego e para a promoção do desenvolvimento econômico de Vitória da Conquista.