Diante dos alertas epidemiológicos no estado, que levou a um aumento na quantidade de notificações e casos positivos para Covid-19 nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que são disponibilizados dois meios de atendimento às pessoas que estejam apresentando síndrome gripal: atendimento presencial nas unidades de saúde ou a autonotificação no site da PMVC, em Notifica Covid, onde é feito o cadastro para o agendamento da testagem.

“Quando a notificação é feita pelo site de autocadastro, a equipe da Vigilância Epidemiológica faz o contato telefônico, de segunda a sexta-feira, para fazer o agendamento do teste no ponto de coleta, situado na Praça Vitor Brito (antigo endereço do Colégio Padre Gilberto). Caso o cadastro seja realizado no fim de semana, o contato será feito na segunda pela manhã. É preciso lembrar que o número de telefone precisa ser preenchido corretamente para efetivação do contato”, complementou a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.

Autoteste de farmácia

As pessoas que optarem realizar o autoteste da Covid-19 comercializado em farmácias, devem informar o resultado no site de autocadastro que possui um campo específico para preenchimento. Essa ação é importante para evitar subnotificações e alimentar o sistema de informações municipal para avaliação do cenário epidemiológico.

Call center desativado

O call center que recebia notificações não está mais em funcionamento, desde o dia 7 de outubro, com base nas prerrogativas e normativas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a desativação do call center, caso a pessoa necessite de atendimento médico, deve procurar a unidade de saúde de sua referência ou uma unidade hospitalar, caso os sintomas se agravem