Governo
Postado em 13 de março de 2013 as 13:30:47 e atualizado em 18 de março de 2013 as 20:07:41
A partir do OP, várias obras foram atendidas no bairro, como, por exemplo, a reforma e ampliação da Escola Municipal Mãe Vitória de Petu
Com olhos atentos e o desejo de cidadania cada vez mais fortalecido, o aposentado Alcenor Alves Pereira, 70 anos, participou ativamente de mais uma Plenária do Orçamento Participativo (OP) realizada na zona urbana de Vitória da Conquista. Desta vez, o encontro entre Governo Municipal e comunidade aconteceu na noite dessa terça-feira, 12, no bairro Petrópolis e reuniu moradores e lideranças comunitárias do local e dos bairros Cruzeiro e Pedrinhas.
A história do senhor Alcenor com o Orçamento Participativo vem de longa data. Ele participa das plenárias do OP desde 1997, quando foi criado o mecanismo de controle social no município. “Participo todos os anos, pois creio que as demandas que a gente indica aqui nas plenárias e leva para o congresso são aprovadas”, contou o aposentado. Aos 70 anos, Alcenor, além de delegado do OP, também é presidente da Associação de Moradores do Petrópolis.
17 anos de participação popular– Durante a realização da plenária dessa terça-feira, o coordenador municipal do Orçamento Participativo, João Alberto Rodrigues, destacou a importância da aproximação entre Administração e a comunidade para o fortalecimento da gestão pública. “Neste ano, o OP está completando 17 anos. Desde o primeiro momento, o Governo Municipal tem investido na participação popular”, ressaltou.
O coordenador lembrou ainda, que as demandas priorizadas pelos moradores serão apresentadas pelos delegados durante o 10º Congresso do OP que será realizado no dia 8 de junho. Na plenária dessa terça-feira, foi eleito um delegado e um suplente.
Demandas que geram benefícios– A Plenária do Orçamento Participativo no Petrópolis, além de fortalecer a gestão participativa e a atuação dos moradores na destinação dos recursos públicos, também foi motivo de comemoração. Nessa terça-feira, a Escola Municipal Mãe Vitória de Petu completou um ano de reinauguração.A unidade escolar foi reformada e ampliada após reivindicação de moradores no OP.
“Pra gente foi uma conquista muito grande, pois,após ser totalmente reformada e ampliada, a escola tem hoje uma estrutura muito boa. Contamos com laboratório de informática, rampas que garantem a acessibilidade, salas amplas, salas de leitura e vários equipamentos que têm trazido muito ganho para a aprendizagem dos alunos”, declarou a diretora Suelene da Silva Moraes.