Para facilitar a solicitação de serviços, reduzindo a burocracia, a espera pelo atendimento e os gastos com papel e impressões de documentos, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária, implantou o Protocolo Externo, disponibilizado para toda a população a partir de janeiro deste ano. Em quatro meses, a Sefin registrou a abertura de 8.102 processos na plataforma, e já supera os presenciais, que de 31 de janeiro a 30 de abril chegou a 6.887.

Por meio da plataforma, disponível no portal da Prefeitura https://www.pmvc.ba.gov.br/, os cidadãos realizam consultas, emitem documentos de arrecadação, consultam processos e outros 60 serviços disponíveis, inclusive aqueles necessários para abertura de empresas.

O secretário municipal de Finanças, Rodrigo Bulhões, avalia essa resposta da população de forma positiva e destaca os esforços da Administração Municipal na ampliação e melhorias dos atendimentos digitais. O secretário lembrou ainda que os contribuintes também contam com oferta desses serviços por meio do número de Whatsapp (77) 98856-5247, com atendimento automático.

Ainda segundo Rodrigo, a agilidade nos processos permitem melhorar a arrecadação, o que é benéfico para todo o município. “Todos os recursos arrecadados são investidos, o que permite melhorias e maior acesso da população à educação e à saúde, por exemplo. Então, toda a população da cidade de Vitória da Conquista, tanto os que buscaram quanto os que não buscaram atendimento da secretaria são beneficiados”, afirmou o gestor da pasta.

Rodrigo Bulhões

A inspetora geral de Rendas, Maíra Andrade, reforçou que a redução do uso de papel também reduz impactos ambientais. “A economia de papel também é uma forma de tornar a Prefeitura mais sustentável, e isso é um dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A gente abre cerca de 24 mil processos por ano, e cada um deles tem, no mínimo, cinco a 10 páginas”, explicou.

Maíra Andrade

Agilidade na abertura de empresas

Hoje, no município, o tempo médio para abertura de empresas que não apresentam riscos ao meio ambiente ou maiores impactos, que demandam liberação em órgãos, como o Corpo de Bombeiros, é de 24 horas, mas o objetivo é reduzir essa espera para quatro horas. Para isso, representantes da Sefin estão se reunindo com outras secretarias municipais e órgãos envolvidos nesse processo buscando agilidade no fluxo de atendimento.

Uma dessas reuniões foi realizada na última terça-feira (6) e contou com a presença de membros do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Junta Comercial (Juceb), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Vitória da Conquista (Acevic) e Corpo de Bombeiros, além de representantes de outras secretarias municipais.

Reunião realizada nesta terça-feira (6)

Na ocasião, os presentes discutiram formas coletivas de construir e aprimorar os processos. O secretário  de Finanças mencionou também o trabalho com outras secretarias. “A Secretaria Municipal de Finanças já utiliza plataformas digitais e, agora, chega o momento das outras secretarias colaborarem também, pois é um processo transversal, não é algo inerente apenas à Sefin”, concluiu.