A Plataforma Virtual Municipal Escola de Governo é um projeto que inova o campo educacional com práticas de aprendizado de inclusão e transparência. Lançado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, no último dia 2, o sistema oferta mais de 700 cursos gratuitos para os servidores municipais e qualquer cidadão acima de 18 anos.

Cada curso tem uma carga horária específica com certificação gratuita, disponíveis nas modalidades presencial e on-line. As categorias são: desenvolvimento social, educação, gestão e inovação, meio ambiente, mulher, segurança e mobilidade, saúde, transparência e controle.

Como acessar?

A plataforma virtual pode ser acessada por meio do endereço eletrônico https://moodle.pmvc.ba.gov.br/.

O projeto Escola de Governo já acontece há dois anos, com encontros presenciais, e, agora, foi ampliado com a modalidade on-line. No primeiro acesso, é preciso criar um cadastro no site. Em seguida, basta escolher o curso disponível na área de interesse para realizar sua inscrição.

Os cursos possuem uma carga horária que varia de 10 a 120 horas. O certificado é gerado após a realização das provas no final de cada módulo, além disso é preciso alcançar uma média acima de 60% no final do curso.

Desde o lançamento, a plataforma vem sendo aprimorada e melhorada para receber um maior número de interessados. Além disso, nos encontros presenciais realizados pela equipe da Segov, estão sendo distribuídos panfletos instruindo como utilizar a Plataforma e sanando todas as dúvidas em relação aos cursos.

Incentivo à educação

Este projeto pretende corroborar com o desenvolvimento das competências e estimular o interesse dos servidores e munícipes por cursos formadores. Segundo a servidora da Segov, Lourdes Mendes, os cursos podem ser importantes também para os servidores que mudam de setor, por exemplo, e se deparam com uma nova demanda. “É tão importante que as pessoas ainda não perceberam, porque hoje tudo passa para você fazer uma formação”, apontou a servidora. Lourdes afirmou também, que dos cursos ofertados atualmente, os mais procurados têm sido o de Inteligência Emocional e o de Gestão.

Coordenadora da Escola de Governo, Lourdes Mendes

Para os servidores, ainda existem algumas categorias exclusivas em que é possível realizar a publicação de artigos, caso já tenha algum pronto e queiram publicar no site da plataforma. O processo para a publicação inicia com o preenchimento das fichas na Segov da Prefeitura da Zona Oeste (PZO), onde o artigo vai ser analisado e publicado. O lançamento é importante para o currículo do autor e também para a rede pública.

A Escola de Governo, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), também oferta aos servidores a opção de publicar algum curso da sua área. Caso o servidor tenha interesse, basta encaminhar o curso para análise, realizar o processo de documentação legal e direitos autorais, e em seguida o curso vai ser encaminhado para a plataforma da Enap, que possui um reconhecimento internacional.