Ao todo, o Programa já distribuiu 400 mil mudas de palmas forrageiras a 80 produtores rurais

Nesta sexta-feira, mais 19 produtores da zona rural de Vitória da Conquista foram beneficiados com a distribuição de mudas de palmas do programa “Palmas para Conquista”, da Prefeitura Municipal. A entrega aconteceu na fazenda do Programa de Convivência com o Semiárido, localizada em Quatis dos Fernandes, cada um dos agricultores recebeu 5 mil mudas.

“O Programa Palmas para Conquista é um excelente projeto porque é uma tecnologia que vem entrando aqui na região para a cultura da pecuária de leite”, avalia Everlândio Gomes Moreira, produtor da região da Batalha. “Para a região é muito bom, um projeto muito bem feito. Essa questão de passar para um produtor, o produtor passar para outro, é muito interessante”, completa.

Para o produtor Everlânio, o cultivo intensivo de palma é uma tecnologia para beneficiar a cultura da pecuária do leite

Cada produtor, ao receber as palmas, firma o compromisso de devolver à Prefeitura as 5 mil mudas, após o período de um ano. Ao longo desse tempo, eles irão aplicar as técnicas de cultivo intensivo aprendidas através de uma capacitação realizada pela Administração Municipal em parceria com o Sebrae. Com isso, eles terão um rendimento muito maior, e além de manter sua própria produção de palmas, conseguirão beneficiar novos produtores.

“Nossa esperança é a de que, até o final do ano, nós possamos entregar a pelo menos 400 agricultores. E aí faremos novos cursos de capacitação para que todo o município, todos os agricultores, tenham acesso a essas mudas que a Prefeitura está doando”, revela Reuber Matos, coordenador de Fomento à Agricultura Familiar. Sobre o propósito do projeto, ele explica: “Proporcionar que a zona rural de Conquista tenha um impulso positivo muito grande na sua renda e na geração de emprego. Como tudo isso, o objetivo é diminuir o êxodo rural.”

Rosinália foi uma dos 19 produtores que foram buscar as suas mudas nesta sexta

Para o produtor Alexandre Mendes Oliveira, do povoado das Fumaças, a palma é a solução para o Nordeste, de maneira geral, e especialmente para a nossa região. “A gente vê que a gente enfrenta um período muito grande de estiagem, é um alimento fora de série pro gado e também para ovinos, e agora o pessoal já fala até para suínos. Ela produz, e você tem o alimento e verde o ano inteiro”, diz.