Os Centros de Atenção Psicossocial, CAPS IA, II e AD III, e o Ambulatório de Saúde Mental, fizeram um café junino compartilhado para os usuários dos serviços. Devido à pandemia, foram montados kits com comidas típicas de São João, que foram entregues aos pacientes que tivessem agenda médica nos serviços de terça-feira (22).

Para lembrar a tradicional data dos festejos, os locais foram enfeitados em clima junino como uma forma de proporcionar um momento de descontração e fortalecer ainda mais o vínculo entre os usuários e as equipes dos serviços. “O cuidado psicossocial preconiza o fortalecimento de vínculos sociais e isso inclui a relação com os aspectos culturais e populares. A participação em atividades que evidenciam as memórias das festas juninas proporciona engajamento social, pertencimento e melhora na auto-estima”, destacou Isabel Flores, do CAPS II.

Já a gerente do Caps AD III, a psicóloga Aracely Paiva, lembrou que atividades como essa reafirmam o aprendizado mais importante, que é possível se divertir e ser feliz sem o uso de substâncias. “Todos eles ficaram muito gratos e felizes em poder compartilhar conosco esse momento e sinalizaram a falta que faz os nossos cafés juninos, era a festa mais esperada por eles sempre. Mas disse a cada um deles que já que não poderíamos aglomerar e festejar juntos, mas eles iriam festejar em casa levando um pouco do nosso carinho em forma de lanche junino. Se proteger é a melhor forma de festejar a vida”, finalizou a psicóloga.