Entre os dias 31 de julho e 10 de agosto, a Ouvidoria-Geral de Vitória da Conquista estará presente nas redes sociais da Prefeitura e em espaços publicitários de emissoras de rádio e televisão para divulgar conteúdos informativos sobre a 3ª edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos.

Promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias, a iniciativa está em andamento desde o dia 26, com o tema “Discriminação no Serviço Público, Diga Não!”. Neste ano, também se celebra os seis anos da Lei Federal nº 13.460 de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços oferecidos pela administração pública.

O objetivo é difundir entre os usuários de serviços públicos, o conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pelas ouvidorias em sua defesa, além de promover a participação social e a consciência de direitos. A maratona também pretende estimular iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas, em todos os níveis da Federação, a fim de informar os usuários sobre os serviços públicos prestados pelos seus respectivos órgãos ou entidades.

“Essa será uma semana para dizer para a população e para os servidores que nós temos um espaço para isso, e que existe segurança nesse trato. Essas manifestações serão tratadas com dignidade e respeito. Queremos ser um canal consolidado para esse tipo de manifestação”, informa a ouvidora-geral do município, Thaisy Gusmão.

A ouvidora acrescenta que um dos pontos positivos da maratona é reforçar, junto aos moradores, a noção de que a ouvidoria existe para acolhê-los. “Nosso objetivo é comunicar aos cidadãos da nossa cidade que somos um canal seguro e apto para receber denúncias e reclamações sobre discriminação no serviço público. Sabemos como esse conteúdo é sensível e como os cidadãos e servidores podem se sentir constrangidos em comunicar ao Governo Municipal fatos com essa temática”, observa Thaisy.

“Estamos garantindo um espaço ético, seguro, com canais de comunicação diversos, onde os cidadãos podem vocalizar também questões sensíveis com a garantia de que as manifestações serão tratadas a partir de um fluxo bem definido, seguro e com retorno rápido ao cidadão”, conclui a ouvidora.

Em busca de mais engajamento

A Ouvidoria-Geral de Vitória da Conquista participa da maratona na categoria 2, na qual concorrem as ouvidorias públicas de âmbito municipal vinculadas a municípios com população estimada entre 100.001 e 500.000 habitantes.

O material a ser divulgado entre 31 de julho e 10 de agosto envolve peças informativas produzidas pelos organizadores da maratona e também conteúdos autorais, criados pela própria Prefeitura, através de parceria entre a Ouvidoria-Geral e a Secretaria de Comunicação (Secom). A ideia é conseguir o maior número possível de visualizações entre o público – as quais deverão ser comprovadas junto ao comitê organizador. A prestação de contas será feita entre 11 e 18 de agosto e as atividades serão avaliadas pelos organizadores de 21 de agosto a 22 de setembro. A divulgação dos resultados está prevista para 2 de outubro.

Premiação em 2022

O engajamento alcançado na 2ª edição da maratona, em 2022, quando foi atingido um total de 225.333 visualizações, levou a Ouvidoria-Geral de Vitória da Conquista a conquistar o primeiro lugar na mesma categoria 2. A premiação foi entregue à prefeita Sheila Lemos, no dia 25 de janeiro de 2023, na sede regional da Controladoria Geral da União (CGU), em Salvador.

Prefeita Sheila Lemos com o prêmio conquistado em 2022. Da esq. para a dir.: Mateus Novais; Thaisy Gusmão; Rafael Figueiredo; Gabriela Neiva e Rodrigo Giudice (os três da CGU)

Contato

Qualquer cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria-Geral pelos seguintes meios:

Site oficial da Prefeitura: www.pmvc.ba.gov.br/ouvidoria

Telefone: (77) 3229-2600

Endereço: Rua João Pessoa, 480, Centro