Durante todo o mês acontece o Outubro Rosa, uma campanha mundial de prevenção ao câncer de mama. Todos os anos, o cor-de-rosa é utilizado para alertar as mulheres sobre a necessidade de se realizar os exames que ajudam a detectar precocemente a doença.

Para fazer parte da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar diversas ações em Vitória da Conquista. As atividades começam já no próximo sábado (06) com o primeiro “Dia D” na Unidade de Saúde da Família do Jardim Valéria e no povoado de Veredinha. Segundo a apoiadora institucional, Érika Carvalho Teixeira, diversos serviços serão ofertados ao público feminino. “A programação vai contar com coletas de preventivo, exames clínicos das mamas, solicitação de mamografias, além de ações educativas e, em algumas unidades, atividades físicas de promoção à saúde”, explicou.

As ações do Outubro Rosa vão acontecer nas unidades de saúde da zona urbana e da zona rural do município até o dia 31 de outubro e vão contar com a realização de outros “Dias D”. Além disso, os representantes da Secretaria Municipal de Saúde também vão levar as informações e serviços a diversas ações de terceiros organizadas por instituições públicas e particulares da cidade. A comunidade deve ficar atenta e participar.

O Câncer de Mama – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), se identificado no início, a chance de cura pode aumentar em 95%. O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, chegando a 22% dos casos novos diagnosticados a cada ano.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Quando realizado por um médico ou enfermeira capacitados, o exame clínico pode detectar um tumor superficial de até 1 centímetro. Já a mamografia é uma radiografia que pode mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros). A detecção precoce ainda é a melhor arma para lutar contra esse mal.