Notícias
Postado em 25 de outubro de 2024 as 16:42:05
Estacionada no Centro Cultural Glauber Rocha desde o dia 7 de outubro, a Carreta da Saúde está intensificando as ações da campanha municipal do “Outubro Rosa”, visando à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. Somente neste mês de outubro já foram realizadas mais de 600 mamografias e mais de 30 consultas com mastologista.
Até o dia 31 de outubro, além de fazer a mamografia, é possível fazer consultas com especialistas como cardiologista, urologista, oftalmologista e clínico. Neste mês de outubro, também é possível consulta com mastologista.
“Estamos muitos felizes com o resultado da nossa campanha este ano, as mulheres entenderam a mensagem e nós tivemos grande procura pelo exame de mamografia. Chegamos a fazer, só aqui na carreta, mais de 60 mamografias por dia, o que é muito importante para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Sabemos que quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura”, explicou a secretária de Saúde, Fernanda Maron.
Desde o início do atendimento da carreta no município, no dia 8 de março de 2023, o exame de mamografia vem sendo realizado em todas as localidades que receberam a unidade móvel, como forma de garantir o acesso ao exame. “Nosso objetivo é sensibilizar a população que a prevenção ao câncer de mama deve acontecer todo ano, para prevenir e detectar a doença de forma precoce” enfatizou Fernanda.
As consultas e exames ofertados na unidade móvel são regulados pela Central de Marcação de Consultas, conforme a demanda reprimida das unidades. Os pacientes que buscam por demanda espontânea precisam ter em mãos a solicitação do exame pelo profissional requisitante e devem aguardar um encaixe ou ser agendado para outro dia de atendimento.
Zizaia de Oliveira Castro, de 42 anos, moradora do Morada dos Pássaros, teve seu agendamento realizado pela unidade de referência de seu bairro. “Já tinha dois anos que eu tinha feito a mamografia. Então, a equipe do posto agendou para mim e hoje eu vim aqui fazer. É muito importante para o cuidado com a minha saúde” ressaltou.
A secretária Fernanda Maron destacou também a importância de o paciente ir buscar o resultado do exame. “A gente lembra, que além de fazer o exame, é muito importante buscar o resultado e, caso seja necessário, iniciar o tratamento o quanto antes”.
Resultados: os laudos são entregues, conforme agendamento de entrega, no Glauber Rocha para os pacientes moradores da Zona Urbana. Já para os moradores da Zona Rural, os resultados são encaminhados, via malote, pela Atenção Básica para a unidade de saúde de referência de cada paciente, a fim de evitar o deslocamento e facilitar o acesso.