Educação
Postado em 2 de setembro de 2013 as 18:32:05
A XV Reunião Conjunta do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA) com os Conselhos Municipais de Educação de todo o estado da Bahia está em andamento no Auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). Diversas atividades têm permitido aos educadores a troca de experiências de orientação e de planejamento para o futuro, no campo da educação.
A conselheira do CEE-BA, Jumara Noaves, que ministrou a oficina “Políticas Públicas em Educação: Autonomia e Articulação entre os Conselhos de Educação”, destacou a importância dos conselhos para a efetivação dessas políticas. “No momento pra mim é fundamental a compreensão do nosso papel enquanto conselheiros no acompanhamento e controle dessas políticas. Sobre o que podemos fazer além de nos manifestarmos quando demandados em pareceres e resoluções e refletir acerca do nosso papel de articulação e mobilização da sociedade civil para o acompanhamento do Plano Decenal de Educação”, explicou.
Na oficina de “Valorização Docente”, ministrada pelo conselheiro do CEE-BA, Rui Oliveira, dois pontos importantes foram citados: o ensino noturno e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Os professores veem o ensino noturno da mesma forma que o diurno. Nesse sentido, políticas de formação precisam ser elaboradas para os professores para que eles possam compreender que o ensino noturno é diferenciado. A mesma coisa acontece com a Educação de Jovens e Adultos”, disse.
A reunião foi idealizada, de forma pioneira, pelo CEE-BA e hoje também é realizada por diversos conselhos em todo o Brasil, sendo que na Bahia chega à sua décima quinta edição neste ano. O encontro segue até essa terça-feira, 3, com uma programação que contempla mesa plenária, debates e diálogos.